Orzil News
Brasília, April 23, 2024 11:42 PM

Incra viabiliza construção de quadras poliesportivas em assentamentos no Piauí

Publicado em: 21/03/2019 12:03 | Atualizado em: 21/03/2019 12:03

Dois projetos de assentamento da reforma agrária no Estado do Piauí devem ganhar quadras de esportes cobertas ainda este ano. Serão beneficiados com as obras os assentamentos Pitombeira (localizado no município de Buriti dos Montes, que fica no Norte do Estado e a 240 km da capital Teresina) e Cascavel – que fica no município de Alvorada do Gurguéia, no Centro Sul do Estado e distante cerca 500 km da capital.

A construção destes espaços poliesportivos está sendo viabilizada a partir de assinatura de Contrato de Cessão de Uso, celebrado entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) – órgão do Governo Estadual dedicada à promoção das atividades esportivas no Estado. Os termos contratuais que possibilitam a cessão de áreas dos assentamentos para que a Fundespi construa as quadras foram assinados na tarde desta quarta (20), na sede da Superintendência Regional do Incra no Piauí, em Teresina. cursos especiais+

Segundo o presidente da Fundespi, José Ribamar de Araújo Filho, cada quadra coberta terá arquibancada e também iluminação. “Estamos bastante felizes com a parceria. Estas estruturas serão espaços democráticos, que possibilitarão a realização de atividades esportivas, mas também de manifestações culturais e de lazer, envolvendo crianças, jovens e idosos”, disse. Cada quadra custará R$ 400 mil. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares da então senadora piauiense Regina Sousa, aprovadas ainda no ano passado. “Se fôssemos adquirir áreas particulares para construção, a obra sairia com valor bem mais alto. Cada quadra sairia de 700 mil a 2 milhões de reais, dependendo do município e da localização, por exemplo”, afirmou o presidente da Fundespi.

De acordo com o superintendente do Incra no Piauí, Sérgio Viana, “vivemos em um mundo onde é preciso fazer parcerias. A celebração deste contrato de cessão de uso de áreas de assentamentos para construção das quadras é motivo de muita alegria para o Incra, porque vai possibilitar que as comunidades tenham mais oportunidade de lazer. O alcance social destes quadras de esporte é muito grande”.

A professora Bruna Macedo, liderança política do município de Alvorada do Gurguéia, esteve presente ao ato de assinatura dos contratos com a Fundespi. “Agradecemos imensamente ao Incra por possibilitar esta conquista para o assentamento Cascavel. A quadra é de total importância, principalmente para crianças e jovens da região”, afirmou.

A previsão de início das obras é julho próximo, sendo que cabe à Fundespi realizar a contratação de empresa para construção das obras. Os projetos passarão por aprovação da Caixa Econômica Federal, que gerenciará a aplicação dos recursos e fará o pagamento das etapas de construção das quadras.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
[show_course id=”790, 793, 807″]