Orzil News
Brasília, April 25, 2024 10:48 PM

Indígenas do Maranhão recebem atenção à saúde com proposta inédita no Brasil

Publicado em: 10/10/2019 16:10 | Atualizado em: 10/10/2019 16:10

O Ministério da Saúde por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) estão articulando uma proposta de Planificação da Atenção à Saúde (PAS). A ideia é ter, de fato, a integração entre políticas da união, do Estado e municípios mudando de fato a assistência ao indígena. “A experiência vai permitir fazer mais com o mesmo recurso simplesmente gastando melhor os recursos já existentes” afirma Sílvia Waiãpi, Secretária Especial de Saúde Indígena.

A iniciativa será testada na regional de saúde de Barra do Corda composta por seis municípios: Arame, Barra do Corda, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras, que abrigam uma grande população indígena e trabalha a qualificação da atenção à saúde indígena organizando processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS), na Atenção Especializada (AE) e Hospitalar.

Apesar da Planificação ser usada em vários estados há 10 anos, o que está sendo construído coletivamente no Maranhão é inédito, pela especificidade da população indígena. “Se tudo der certo, a ideia é mostrar o modelo exitoso para o resto do país” conta Sílvia lembrando que indígenas de quatro etnias – Guajajara, Canela (Apányekrá e Ramkokamekra), Timbiras e Kreniê serão beneficiados pela experiência de planificação.

Por Nucom SESAI
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

[show_course id=”869,837″]

[show_course id=”830,829″]