Orzil News
Brasília, April 20, 2024 12:28 PM

Inep disponibiliza material de estudo gratuito para preparação para o exame

Publicado em: 22/06/2019 19:06 | Atualizado em: 22/06/2019 19:06

Quem vai fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) pode se preparar com materiais de estudo gratuitos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza para download um Livro do Estudante para cada área do conhecimento avaliada. A coleção é dividida entre ensino fundamental e ensino médio e está disponível no portal do Inep.

Como o Encceja é um exame direcionado às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada, a forma de avaliar o conhecimento desses participantes é diferente. As questões são elaboradas para avaliar o conhecimento técnico-científico que faz parte dos currículos escolares por meio de situações-problema do cotidiano. Essa é uma forma de avaliar as competências dessas pessoas a partir do que aprenderam ao longo da vida, nas suas relações profissionais, sociais e culturais.

O Livro do Estudante elaborado pelo Inep e pelo Ministério da Educação é uma opção de estudo para aqueles que tentarão a certificação escolar por meio do Encceja. Diferentemente dos livros didáticos tradicionais, ele ajuda a compreender melhor o que será cobrado nesse formato de exame. Cada capítulo explica os conhecimentos que vão avaliar a competência do participante. Na sequência, ensina como desenvolver essas competências por meio de atividades. As respostas dos exercícios podem ser encontradas no fim do capítulo.

Quem está se preparando para o exame também pode estudar por meio de questões já aplicadas no Encceja. O portal do Inep disponibiliza todas as provas de 2017. Para participantes que precisam de recursos de acessibilidade em função de baixa visão, estão disponíveis provas ampliadas e superampliadas.

Livro do Professor – Profissionais envolvidos com a formação de jovens e adultos também têm um material de apoio preparado pelo próprio Inep. O Livro do Professor traz orientações para o trabalho do professor, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. Também apresenta as bases educacionais do Encceja, os eixos conceituais que estruturam o exame, as áreas de conhecimento contempladas e as matrizes que estruturam a avaliação. Esse conteúdo também é destacado no Livro Introdutório.

Confira os livros do estudante e do professor

Estude pelas provas do Encceja 2017

[show_course id=”834,835″]