Orzil News
Brasília, March 28, 2024 2:31 PM

Inep divulga volume comemorativo da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Publicado em: 09/05/2019 16:05 | Atualizado em: 09/05/2019 16:05

A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), editada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ganhou uma edição especial e comemorativa para celebrar os seus 75 anos. O número 254 marca o 100º volume da revista e traz dez artigos sobre letramento, educação infantil, políticas de valorização do magistério público, prática da educação ambiental e a etnomatemática.

A RBEP faz parte de um grupo seleto entre as revistas em educação, estando entre os 12% de revistas com a nota máxima no Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O volume comemorativo está disponível no Portal do Inep e traz, em seu primeiro artigo, a discussão sobre o uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático. Os pesquisadores Tereza Cristina Rodrigues e Lúcio França Teles analisam as possibilidades de uso de aplicativos de produção e compartilhamento de mensagens eletrônicas por meio de dispositivos móveis como recurso didático, no âmbito de processos de ensino e aprendizagem.

O número 254 mantém a tradição de um periódico científico, interdisciplinar e multitemático, que abriga produções sobre os mais variados objetos e temas da educação, com base em diferentes abordagens e enfoques epistemológicos.  cursos especiais+

RBEP – Publicada desde 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) tem conceito máximo no Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): A1 em “Ensino” e A2 em “Educação”. Reconhecida e disseminada no meio científico, a revista tem indexação em importantes bases de dados internacionais, como Scielo, Directory of Open Ocean Journal (DOAJ), Elektronische Zeitschriftenbibliothec (EZB) e Hispanic American Periodicals Index (HAPI) e Bibliografia Brasileira de Educação (BBE/CIBEC).

A RBEP reúne artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A revista também publica relatos de experiência e resenhas. Artigos e resenhas devem ser encaminhados exclusivamente pelo Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (Seer), acessível pelo site da RBEP.

Leia a RBEB – Número 254

[show_course id=”801,816″]