Orzil News
Brasília, March 28, 2024 5:09 PM

Início de ano é tempo de adequar orçamento a gastos com material escolar

  • #ministerio-da-cidadania
Publicado em: 07/01/2020 14:01 | Atualizado em: 08/01/2020 10:01

Fabiana Sampaio

Quem têm filhos em idade escolar, todo início de ano precisa contabilizar despesas com a lista de material didático, uniforme e outros gastos ligados a volta às aulas das crianças.E haja esforço para fazer tudo caber no orçamento. Por isso, saber como economizar nas compras dos itens escolares exigidos pode fazer a diferença na hora de colocar tudo na ponta do lápis.Logo de saída, é preciso ficar atento a itens desnecessários e não obrigatórios.

A economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Ione Amorim destaca outra dica importante para os pais, nesse período.

Segundo Ione Amorim, é sempre bom reforçar que materiais de uso coletivo, como papel higiênico, não podem estar na lista pois o custo deles já deve estar embutido nas mensalidades.

Os pais também devem questionar, nas escolas, a exigência de marcas específicas de determinados produtos.

A especialista do Idec afirma que é possível economizar reaproveitando itens em bom estado do ano que passou, promovendo trocas e comprando coletivamente com outros pais, já que muitos vivem conectados em grupos pelas redes sociais.

Outro ponto importante para quem leva a criança junto na hora de fazer as compras, em estabelecimentos cheios, é tentar não se distrair na escolha dos produtos e ceder, por exemplo, aos apelos de itens afetivos como os que trazem personagens infantis.

Mas a dica de ouro para os pais que querem de fato economizar neste momento é o planejamento. A economista do Idec afirma que é possível guardar os preços médios dos produtos deste ano e fazer uma reserva pensando nessa compra e até antecipar alguns itens de consumo certo.

Fica a dica para reduzir os custos da compra de materiais escolares em 2021.

[show_course id=”879,891″] 

[show_course id=”876,877″]