Orzil News
Brasília, April 20, 2024 5:26 AM

INPE lança novo produto no portal Terrabrasilis

Publicado em: 12/03/2021 15:03 | Atualizado em: 12/03/2021 15:03
por INPE
Publicado: Mar 12, 2021

São José dos Campos-SP, 12 de março de 2021

Imagem INPE lança novo produto no portal Terrabrasilis

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), apresenta uma nova funcionalidade no portal TerraBrasilis, relacionada ao Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER). Trata-se da quantificação, mês a mês, da porcentagem da área coberta por nuvens (Figura 1). Esse dado é extraído da câmera de campo largo (WFI em inglês) a bordo do satélite CBERS 4 e CBERS 04A. A informação está disponível a partir de janeiro de 2018 para a Amazônia Legal Brasileira (ALB) e brevemente também estará disponível para o bioma Cerrado.

Esse dado agrega informação importante ao projeto DETER, pois mostra objetivamente o quanto a ALB não pode ser observada por imagens óticas em virtude das condições meteorológicas, típicas dessa região em certas épocas do ano.

Analisando a série histórica desta nova informação verifica-se que, mesmo em meses que tradicionalmente apresentam cobertura de nuvens elevadas na região (novembro a março), a média da área total desta cobertura fica abaixo de 30%. Isso demonstra que a metodologia de operação do DETER, que se vale da alta frequência temporal das imagens dos dois satélites CBERS 4 e 04A, compensam o efeito da cobertura de nuvens mesmo em meses críticos quanto a essa condição. Este efeito tende a ser minimizado quando o DETER passar a incorporar dados do satélite Amazonia 1, lançado com sucesso no último dia 28 de fevereiro.

Com isso efetiva-se a capacidade do DETER de produzir alertas de desmatamento e degradação sistematicamente, durante todo o ano, para a maior parte da ALB.

Esse novo produto é derivado dos esforços combinados da equipe responsável pelo portal TerraBrasilis e da equipe responsável pela geração e processamento das imagens do CBERS e seus sub-produtos.


Figura 1: Dashboard do portal Terrabrasilis mostrando dados de desmatamento e respectiva cobertura de nuvens em base mensal.
Saiba mais acesse: http://terrabrasilis.dpi.inpe.br

fonte: INPE