Orzil News
Brasília, April 16, 2024 5:10 AM

Inscrições abertas para especialização em segurança de barragens para usos múltiplos

Publicado em: 19/01/2021 14:01 | Atualizado em: 19/01/2021 14:01
Capacitação é oferecida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em parceria com a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Descoberto

Barragem do Descoberto (Foto: Raylton Alves/ANA)

Estão abertas até 29 de janeiro as inscrições para o curso de especialização em segurança de barragem para usos múltiplos. A capacitação é oferecida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), instituição vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Serão 36 vagas para servidores públicos permanentes dos órgãos gestores estaduais que atuam na área de segurança de barragens de usos múltiplos, além de profissionais da Defesa Civil nos estados e no Distrito Federal. Para que o curso tenha um impacto nacional, será priorizado pelo menos um candidato por unidade da Federação.

Além de ser servidor efetivo dos órgãos mencionados, o candidato deverá ter disponibilidade de oito horas semanais para o curso formalizada por sua instituição e possuir nível superior em Geologia ou alguma das engenharias a seguir: Civil, Sanitária e Ambiental, Agronômica (ou Agronomia), Agrícola ou Geológica. O curso será pago pelo erário público, ou seja, sem custos para o aluno. No entanto, despesas de deslocamento com passagens e hospedagem para desenvolver atividades complementares do curso serão bancadas pelos estudantes.

A especialização terá 476 horas, divididas em dez módulos distribuídos entre 22 disciplinas sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), estabelecida pela Lei nº 12.334/2010. As aulas vão de 12 de março de 2021 a 30 de janeiro de 2022 e serão feitas a distância, por meio da plataforma Moodle.

O processo seletivo será em uma única etapa, sendo que haverá uma análise do histórico escolar do candidato na graduação, a experiência profissional nos últimos dez anos na temática de segurança de barragens e sua capacitação em cursos de pós-graduação ou extensão no período.

O edital e a ficha de inscrição podem ser acessados neste link. Todas as etapas da seleção também serão divulgadas nesse endereço eletrônico, sendo que o resultado final será publicado em 22 de fevereiro. Para mais informações, envie e-mail para  ou ligue para (71) 98816-5866.

Segurança de barragens

Segundo a Política Nacional de Segurança de Barragens, a fiscalização dos barramentos de geração hidrelétrica é feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Já as barragens de rejeitos de minério são fiscalizadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM). No caso das barragens de usos múltiplos da água em corpos hídricos de domínio da União, interestaduais e transfronteiriços, a fiscalização é feita pela ANA. Além disso, os órgãos estaduais são responsáveis pela fiscalização de barragens de usos múltiplos da água em rios estaduais, para os quais o órgão estadual emitiu a outorga de direito de uso de recursos hídricos, e de rejeitos industriais, para os quais emitiu a licença ambiental.