Orzil News
Brasília, April 25, 2024 2:48 PM

Inscrições para o Prêmio SPE de Propostas de Políticas Econômicas estão abertas até 13 de outubro

Publicado em: 01/09/2021 10:09
Concurso busca estimular a formulação de projetos que visem à estabilidade macroeconômica do país

Até 13 de outubro, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME) receberá as inscrições para o 1º Prêmio SPE de Propostas de Políticas Econômicas 2021. Os trabalhos devem ser enviados por  pelo autor principal. Podem participar pessoas físicas, com idade mínima de 18 anos completos até o momento do envio da proposta, ou pessoas jurídicas. Não há limitação para número de autores, mas todos precisam estar copiados na mensagem.

O concurso busca estimular a formulação de propostas de políticas econômicas que visem à estabilidade macroeconômica do país. Também pretende reconhecer e dar visibilidade a propostas científicas de alto impacto de desenvolvimento socioeconômico.

Os resultados do Prêmio SPE 2021 serão divulgados no portal do Ministério da Economia. Serão premiadas até três propostas conforme existência de trabalhos satisfatórios. Os vencedores receberão certificados ou troféus a serem entregues no evento de aniversário da SPE nos dias 18 e 19 de novembro de 2021 em Brasília. O regulamento completo pode ser acessado pela página da Secretaria.

Temas

As propostas devem tratar de temas de natureza econômica, incluindo política agrícola e meio ambiente, políticas microeconômicas e regulatórias, financiamento de infraestrutura, política fiscal e política macroeconômica. Nesse sentido, podem ser de natureza microeconômica, visando políticas públicas e reformas pró-mercado, ou de natureza macroeconômica e fiscal, com enfoque em reformas estruturantes da economia.

Propostas de políticas públicas devem apresentar estrutura de monografia contendo o detalhamento da proposta de política pública com destaque para o desenho econômico da política e seu embasamento técnico-científico. Propostas de natureza macroeconômica e fiscal devem ter foco em reformas estruturais e devem apresentar também estrutura de monografia. Além de detalhar a modelagem econômica e possíveis análises macroeconométricas, a monografia deve indicar quais as mudanças legais necessárias para alcançar a reforma proposta.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por membros da SPE, com titulação de doutor, e convidados externos, reunindo capacidade técnica e acadêmica, além de experiência na formulação e avaliação de políticas econômicas. Eventuais dúvidas podem ser enviadas por meio do e-mail institucional da SPE, o mesmo utilizado para envio das propostas.

fonte ME