Orzil News
Brasília, April 20, 2024 4:57 AM

Instrução Normativa define os prazos para o preenchimento do Cadastro Nacional de Organizações Religiosas

Publicado em: 31/03/2021 09:03 | Atualizado em: 31/03/2021 10:03
Informações podem ser inseridas a partir de 1º de abril

Foi publicada nesta quarta-feira (31), no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa da Secretaria Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPG/MMFDH), que define a forma e o prazo para inserção de dados no Cadastro Nacional de Organizações Religiosas (CNOR). De acordo com o texto, a data para incluir as informações será iniciada em 1º de abril e ficará disponível até o dia 30 de junho pelo site www.gov.br/mdh/pt-br/cnor .

O cadastro constitui registro complementar à base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de outras do Governo Federal. O objetivo é mapear os dados qualitativos sobre as mais diversas organizações religiosas existentes no país, propiciar a identificação das violações à liberdade de religião, estimular o diálogo dessas entidades com o Estado, com o foco para a construção de políticas públicas baseadas em evidências.

Segundo a titular da SNPG, Mariana Neris, a ação é um reconhecimento da pasta à importância das organizações religiosas. “O MMFDH reconhece a importância do trabalho na defesa e na promoção da liberdade religiosa, assim como a imprescindível contribuição social das organizações religiosas em nosso país”, destaca.

Quem pode preencher o cadastro?

De acordo com a Instrução Normativa, o cadastro poderá ser preenchido por organizações de todas as religiões, independentemente do tipo de credo ou confessionalidade. A incorporação das informações no formulário poderá ser feita por um membro representante, legitimamente designado, da organização religiosa, ainda que os dados solicitados sejam referentes à liderança responsável pela organização. A inexistência de constituição formal, de estatuto social ou de CNPJ não impede o cadastramento.

SAIBA MAIS

Para dúvidas e mais informações:
[email protected]

fonte
Atendimento exclusivo à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277