Orzil News
Brasília, April 25, 2024 3:31 AM

Integra Siafi agiliza execução orçamentária das ações de saúde do Governo Federal

Publicado em: 14/05/2020 18:05 | Atualizado em: 14/05/2020 18:05
Sistema de automação permitiu Ministério da Saúde atender um aumento de 2400% nas demandas contábeis para o combate à Covid-19

Integra Siafi MS

por Comunicação do Serpro 

Em tempos de pandemia e isolamento social, as soluções de inteligência do Serpro estão sendo essenciais para garantir o funcionamento do Estado e a disponibilidade de serviços digitais para o cidadão. O sistema de integração de processos contábeis do Serpro, Integra Siafi, assegurou o atendimento a um aumento de 2400% das demandas de contabilização do Ministério da Saúde, ocorrido em março durante o pico de execuções orçamentárias, em razão das ações do Governo Federal para o enfrentamento à Covid-19.

O sistema de automação do Serpro é uma Plataforma de Inteligência de Negócio, ou “interface de programação de aplicações”, que integra sistemas de gestão, facilitando o intercâmbio de informações e aumentando a segurança dos dados. No caso do Ministério da Saúde, a solução promove a integração com o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), o principal instrumento utilizado para o registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal.

“O Integra Siafi garante o acesso a informações diretamente da base  Governo, sem intermediários”, explica Vera Lotif, gestora do produto no Serpro. Isso permite checagem automática das informações garantindo, ainda, maior segurança e confiabilidade, avalia Vera.

Segundo o governo federal, a integração está “sendo fundamental para as ações de saúde”. É o que avalia a coordenadora-Geral de Execução Orçamentária, Financeira e Contábil do Ministério da Saúde, Neuta Dias.  Segundo informações do órgão, o tempo de contabilização e o esforço manual foram reduzidos significativamente, permitindo ainda um melhor cumprimento das normas estabelecidas pelo TCU.

Benefícios

A API integra os sistemas de gestão e automatiza o processo de contabilização do Siafi; diminui o esforço manual e o tempo de contabilização; traz maior segurança para o cumprimento de prazos de contabilização; minimiza falhas manuais de lançamentos, evitando o retrabalho; promove a conformidade com as normas contábeis, evitando sanções.