Orzil News
Brasília, April 23, 2024 7:03 AM

Integração de Minas Gerais ao Gov.br facilita acesso da população a mais serviços públicos

Publicado em: 18/02/2021 22:02
Plataforma e aplicativos do governo federal, como os da Carteira de Trabalho Digital, Carteira Digital de Trânsito e Conecte SUS, já podem ser acessados com o login e senha do MG App

A plataforma e os aplicativos do governo federal já podem ser acessados mais facilmente pela população de Minas Gerais. As pessoas que utilizam canais oficiais de atendimento do governo do estado, como o Portal MG (www.mg.gov.br) e os aplicativos MG App – Cidadão e MG App – Empresas, passaram este ano a se beneficiar do uso de login unificado com o Gov.br.

Carteira Digital de Trânsito, Meu INSS (do Instituto Nacional do Seguro Social) e Carteira de Trabalho Digital são alguns exemplos dos serviços federais que podem ser acessados. Com a adoção do login único, na prática, a população mineira solicita serviços públicos tanto do estado quanto da União com apenas um usuário e uma senha. A ação facilita a solução de demandas do cidadão.

“A integração de ações da União com estados e municípios é fundamental para expandirmos a transformação digital que aceleramos no país”, observa o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “Com o login Gov.br, os mineiros podem acessar serviços federais e estaduais com uma única senha, de forma simples, ágil e segura. A parceria de Minas Gerais é fundamental para oferecermos serviços cada vez melhores aos brasileiros.”

Dos mais de 4,2 mil serviços do governo federal, há hoje 67% totalmente digitalizados – mais precisamente 2.806. O subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz Lara, destaca que a recente integração dos acessos contribui para a melhoria constante da prestação dos serviços.

“A medida permite um planejamento de expansão de iniciativas como essa para outros canais estaduais, garantindo autenticação única para a prestação de serviços aos cidadãos, simplificando o acesso e trazendo ainda mais segurança para os usuários das plataformas”, ressalta ele.

O Gov.br permite o acesso a serviços digitais do Distrito Federal, de 12 estados e de 74 municípios. Além de Minas Gerais, são: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. As 27 juntas comerciais do país também estão interligadas ao Gov.br.

Transformação digital

A integração foi possível graças à parceria de Minas Gerais com o Ministério da Economia por meio da adesão à Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br) e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no tema Governo Digital. Essa iniciativa faz parte do Projeto Estratégico Minas Atende.

Uma das responsáveis pelo projeto de integração entre os cadastros é a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Polyanna Rodrigues, que atua na Seplag. Segundo ela, além da simplificação, também é objetivo proporcionar outras formas de transformação digital à prestação de serviço público. “Com o login único, o usuário consegue acessar, por exemplo, a Carteira de Trabalho Digital, a Carteira Digital de Trânsito e o Conecte SUS, pelo qual é possível verificar a carteira de vacinas de maneira on-line.”

Passo a passo

Para acessar os canais oficiais do Governo de Minas, como o Portal MG ou o MG App, usando o login único, basta:

1. Clicar em “Entrar com gov.br”;
2. O usuário será redirecionado para uma página externa do Gov.br;
3. Caso já tenha uma conta gov.br, digitar o CPF e clicar em “avançar”;
4. Digitar a sua senha do Gov.br;
5. Caso o usuário tenha esquecido a senha, deve clicar em “Esqueci minha senha”;
6. Caso ainda não possua essa conta, clicar em “Crie sua conta”;
7. Selecionar uma opção de cadastro;
8. Preencher as informações necessárias;
9. Após finalizar o processo, será redirecionado para a página inicial do Portal MG ou do MG App.

*Com informações da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais