Orzil News
Brasília, March 28, 2024 10:20 AM

Jovens autistas serão capacitados para mercado de trabalho em Fortaleza (CE)

Publicado em: 19/01/2021 14:01 | Atualizado em: 19/01/2021 14:01
MMFDH repassou quase R$ 1 milhão para qualificação de 100 jovens

A inclusão ao mercado de trabalho chegará a jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Fortaleza (CE). O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) destina quase R$ 1 milhão para a qualificação de 100 jovens com idade entre 18 e 29 anos.

A promoção e qualificação profissional será realizada em parceria com o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os recursos foram repassados no final de 2020.

A iniciativa é executada por meio da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), que integra a estrutura do MMFDH. A Pasta é responsável pela articulação e fomento de políticas públicas para a juventude brasileira.

Para a titular da SNJ, Emilly Coelho, o trabalho de inclusão de jovens precisa ter um olhar atencioso para jovens autistas. “Nós precisamos garantir que essa juventude também possa ocupar seu espaço profissionalmente, com capacitação e oportunidades com foco na autonomia”, explica.

O termo de fomento da parceria foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (12). A previsão é que as atividades comecem já em janeiro, com a seleção dos jovens. A capacitação deve ser iniciada em fevereiro deste ano, conforme plano de trabalho. Saiba mais.

O Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce é uma instituição sem fins lucrativos, criado em 1987, que funciona no Complexo Hospitalar da Faculdade de Medicina como um programa de extensão da UFC.

A instituição atua também como Centro de Referência no município de Fortaleza e no estado do Ceará para o atendimento às crianças que estejam sob o risco de apresentar distúrbios no desenvolvimento neuropsicomotor e sensorial ou com patologias já definidas, além de oferecer treinamento aos familiares que convivem com essas crianças.

Para dúvidas e mais informações:
[email protected]