Orzil News
Brasília, March 29, 2024 2:30 AM

Kits do atleta da Corrida para a Paz são entregues no Ministério da Defesa

Publicado em: 29/07/2020 20:07 | Atualizado em: 29/07/2020 21:07

Começou  a distribuição dos kits da Corrida para a Paz 2020. Para evitar qualquer tipo de aglomeração e manter o distanciamento social, a entrega dos kits para os 1900 inscritos está sendo realizada, com horários agendados, em um posto montado em frente à portaria do prédio anexo do Ministério da Defesa, na Esplanada dos Ministérios.

A entrega dos kits do atleta ocorre até quinta-feira (30), dividida em grupos. Cada grupo de pessoas tem horário determinado para a busca do kit, de uma em uma hora. Para verificar seu dia e horário, consulte o link: https://desportomilitar.com.br/corrida-para-a-paz-virtual-distribuicao-dos-kits-do-atleta/

Para retirar kits de terceiros, a pessoa deve levar uma cópia do documento do candidato inscrito, juntamente com a cópia do ingresso. Pode ser de forma eletrônica (foto no celular, por exemplo)

Coordenada pelo Ministério da Defesa (MD) e aberta ao público em geral, a Corrida para a Paz já faz parte do calendário esportivo brasileiro e, neste ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, será virtual.

Para o Capitão de Fragata Djair Akamine, da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) do MD e coordenador do evento, essa foi a alternativa encontrada pela CDMB para que o tradicional evento, que celebra o desporto militar e a paz, fosse adequado à situação atual, incentivando a prática esportiva de forma consciente. Apesar do receio de utilizar tal novidade, segundo ele, a aceitação foi muito boa.

“Foi surpreendente a aceitação do público. As pessoas que estão retirando o kit de participação relatam que ficaram muito felizes em saber que a corrida iria acontecer, mesmo nesse período de pandemia, pois, é muito alegre e bem organizada. O site de inscrição teve quase oito mil acessos e as inscrições esgotaram em menos de 10 horas após a abertura. Um grande sucesso”, comemorou ele.

A Major da Força Aérea Luana Maria Ferreira Silva aproveitou o horário de almoço para pegar o seu kit e o de seu esposo. “Sempre participo da Corrida para a Paz e achei sensacional não cancelarem o evento e utilizarem o formato virtual. A iniciativa é um incentivo à prática esportiva, nesses tempos de coronavírus”, disse a militar.

O servidor público Clésio Alves tem mais de 25 anos de corrida de rua e participa do evento pela terceira vez. Ele pretende realizar o percurso na rua de onde mora, em Vicente Pires. “A pandemia é uma coisa que ninguém esperava e a corrida virtual é uma forma de estarmos exercitando e tirando o estresse. Para quem fica em casa 24 horas, é difícil”, disse ele.

Maristella Bavaresco é uma amante das corridas de rua. Já pratica a atividade há 13 anos e também participou de várias edições da Corrida para a Paz em Brasília. Por causa da pandemia, Maristella tem participado nos últimos meses de corridas virtuais. “Sinto falta da largada com todos juntos, do aquecimento, da alegria e da interação que as corridas de ruas nos proporcionam, mas temos que nos adaptar. Não podemos parar para não perder o treino, o pique e, ainda, alimentar o nosso vício por esse esporte!”, completou ela.

Já de posse do seu kit, Eliomar Siqueira, contava feliz sobre os benefícios da corrida na sua vida. O administrador de empresas, que perdeu 60 kg em um ano, vai participar da Corrida para a Paz virtual pela primeira vez e pretende fazer o percurso de 21 Km nas ruas da capital Federal. “Depois de passar mal durante um jogo de futebol com amigos, o médico disse que eu tinha 34 anos e um corpo de 80, que precisava fazer dieta alimentar e atividade física. E foi na corrida que encontrei a motivação que estava precisando para mudar de vida. Hoje, corro 10 Km todos os dias”.

O Subtenente William César, supervisor da Secretaria de Ensino, Pesquisa e Desporto do Ministério da Defesa (Sepesd), participa de corridas há 10 anos. “A corrida para a paz tem uma relevância muito grande para nós militares, representa a amizade através do esporte. O evento não podia parar, então essa corrida virtual vai ser um grande evento e uma oportunidade”, contou.

Como vai funcionar

Os inscritos, de posse de suas camisetas, poderão, entre os dias 1° e 9 de agosto, escolher entre caminhar ou correr, livre ou em esteira, em espaços abertos ou não. Os percursos previstos serão de três, cinco e dez quilômetros.

Após realizar a prova, o participante deverá publicar na sua rede social uma foto do relógio GPS, painel da esteira ou print do aplicativo de corrida (Strava, Garmin Connect, Runkeeper, etc) e marcar a CDMB, no FACEBOOK (@CISMBrazil) ou no INSTAGRAM (@cdmbofficial).

Quem preferir, também poderá enviar o nome e uma foto pessoal com a camiseta do evento ou do relógio GPS, painel da esteira, print do aplicativo de corrida (Strava, Garmin Connect, Runkeeper, etc) para o e-mail [email protected].

A distribuição dos kits para os inscritos, conforme a divulgação, prossegue até a próxima quinta-feira, dia 30 de julho, com horários já marcados. Outras informações poderão ser obtidas no site www.desportomilitar.com.br

Por Maristella Marszalek e Mariana Alvarenga
Fotos: CDMB e Igor Soares

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)