Orzil News
Brasília, March 29, 2024 1:36 PM

Macapá completa 263 anos

Publicado em: 04/02/2021 21:02
Localização privilegiada em meio à Amazônia faz da capital amapaense um destino rico em natureza, cultura e gastronomia

Capital do Amapá, Macapá completa 263 anos nesta quinta-feira (04.02). Privilegiada por ser banhada pelas águas do rio Amazonas e por sua exuberante natureza intocada, a cidade também se destaca como a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador. O Marco Zero, ícone local, simboliza o traçado da linha imaginária que divide o planeta em dois hemisférios. Em março e setembro, no chamado Equinócio – que marca o início do outono ou da primavera -, o sol incide diretamente no círculo do monumento, formando uma linha no chão, fenômeno que atrai olhares curiosos ao espaço.

Outro importante cartão postal, a Fortaleza de São José de Macapá impressiona por seus muros construídos em formato de estrela. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Histórico do Brasil, a estrutura, construída às margens do rio Amazonas com o objetivo de defender a Amazônia de invasores estrangeiros, hoje funciona como um museu. Outro museu da cidade, o Sacaca, instituição que faz parte do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), homenageia a cultura popular da região e a vida da população ribeirinha.

Já no trapiche Eliezer Levy, é possível viver a experiência de “caminhar” sobre o maior rio em volume de água do planeta em um enorme píer, 400 metros adentro do rio Amazonas. O local permite uma vista panorâmica da cidade e um ponto de observação do mais belo pôr do sol da capital amapaense. Quando a maré está baixa, pode-se ir a pé pela areia até a Pedra do Guindaste, onde está situada a imagem de São José, padroeiro da cidade.

Macapá possui diversas outras atrações para admirar a exuberante natureza da região, como o Parque do Tumucumaque, as vilas de Curiaú de Dentro e Curiaú de Fora – que compõem a Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio Curiaú – e a Praia da Fazendinha, praia fluvial de areia fofa muito procurada por moradores, onde é possível banhar-se no rio Amazonas e encontrar – com sorte – botos cor-de-rosa e se deliciar com a gastronomia local.

As iguarias típicas amazonenses, um espetáculo à parte, podem ser facilmente encontradas nos diversos restaurantes de Macapá. Frutas como açaí, araçá-boi, araticum, cupuaçu, tucumã e peixes a exemplo do jaraqui, pacu, pirarucu, surubim, tambaqui e do tucunaré fazem parte do cardápio dos povos nativos e do imaginário de turistas de todo o mundo. O tucupi, o tacacá e a maniçoba, alguns dos pratos mais procurados, oferecem uma explosão de sabores e uma experiência gastronômica inesquecível.

A exótica culinária amazonense é uma das riquezas do Amapá. Crédito: Márcia do Carmo/MTur

O Açaí, o camarão rosa e o tacacá são algumas das iguarías que fazem parte da culinária macapaense. Crédito: Márcia do Carmo/MTur

 

Por Vanessa Castro

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismovvvv