Orzil News
Brasília, April 24, 2024 2:48 PM

Mais de 2.500 estudantes e profissionais do turismo vão receber qualificação gratuita em idiomas

Publicado em: 11/08/2021 09:08
Curso promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o IFTO, inicia em setembro
02.08.2021 - digitalização - Crédito Caurs RS.png

Aulas de inglês e espanhol começam no dia primeiro de setembro. Crédito: CAU/RS

Todos os anos mais de 6 milhões de visitantes estrangeiros chegam ao Brasil e precisam de suporte para se comunicar e conhecer os destinos brasileiros. E, no cenário pós-pandemia, quando as viagens internacionais forem retomadas, de forma segura e responsável, a expectativa é de que o Brasil receba ainda mais turistas. Para preparar o setor, o Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), ofertará a partir de setembro um curso para qualificar estudantes e profissionais que atuam no setor de turismo nos idiomas inglês e espanhol.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a qualificação é um passo fundamental para a retomada das atividades turísticas. “Sabemos que o Brasil ocupará um lugar de destaque no cenário do pós-pandemia com seu enorme potencial de turismo de natureza que será a grande tendência dos viajantes. Ao saber atender o turista estrangeiro, ganhamos competitividade no cenário internacional e garantimos uma experiência ainda melhor para quem nos visita”, comentou.

As inscrições para ambos os cursos foram encerradas no último domingo (08.08). Ao todo, 2.549 pessoas se inscreveram, com destaque para os estados de São Paulo (631), Rio de Janeiro (454), Tocantins (131), Minas Gerais (122) e Rio Grande do Sul (106). Inicialmente, as vagas foram ofertadas para guias de turismo e condutores sendo abertas, posteriormente, para os demais profissionais e estudantes do setor de turismo. Para o curso de inglês foram registradas 1.665 inscrições. Já a qualificação em espanhol recebeu 884 inscrições.

Ofertados na modalidade de ensino a distância (EaD), com carga horária de 200h, eles apresentam uma matriz curricular inovadora, com temas transversais que serão adaptados aos idiomas, aproximando-se assim da realidade profissional dos estudantes. As aulas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Moodle do IFTO. Já as aulas ao vivo serão ministradas via webconferência, uma vez por semana.

Ao final, os cursistas poderão compreender e produzir mensagens orais e escritas em língua espanhola ou inglesa em nível básico, esclarecer dúvidas usuais de turistas e apresentar as principais informações referentes à região em que atuam.

O resultado final das inscrições será divulgado no dia 18 de agosto na página do IFTO (acesse AQUI). Os candidatos terão entre 18 e 31 de agosto para confirmar a matrícula, na primeira ou segunda chamada. A aula inaugural ocorrerá no dia 1º de setembro.

Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo