Orzil News
Brasília, April 19, 2024 5:04 AM

Malha Municipal, atualização de áreas territoriais e mapas foram disponibilizados pelo IBGE

Publicado em: 25/03/2019 14:03

IBGE

Representar a realidade da divisão político-administrativa brasileira, seja física, legal, social e temporal e apresentar os limites administrativos. Isso é o que propõe a Malha Municipal Digital do Brasil referente a 2018, com dados dos 5.568 Municípios, disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira, 25 de março. Atualização das áreas territoriais e os mapas atualizados de 261 Municípios também foram divulgados.

Publicada anualmente, a malha traz a representação político administrativa de Estados e Municípios. Além dos ajustes municipais, de acordo com os encaminhamentos dos órgãos estaduais responsáveis pela divisão política administrativa e/ou pelas Assembleias Legislativas, a edição deste ano destaca o refinamento da linha de costa de referência e dos limites fluviais, com base em melhores insumos cartográficos, além da atualização da divisa do Distrito Federal e Goiás.  cursos especiais+

O IBGE também divulgou a atualização das áreas territoriais. De acordo com o instituto, o reprocessamento dos valores das áreas territoriais abrange 5.568 Municípios, além do Distrito Federal e Distrito Estadual de Fernando de Noronha, e está de acordo com a Malha Municipal. A atualização destaca o refinamento do traçado da linha de referência da costa brasileira e de alguns limites fluviais entre Mato Grosso e Amazonas, Roraima com Amazonas e Pará com Maranhão e Amazonas.

Adequação
Destaca-se a adequação da divisa entre o Distrito Federal e Goiás, após estudos. O redimensionamento dos valores de áreas implica na atualização periódica dos valores das áreas estaduais e municipais com a utilização continuada de melhores técnicas e insumos de produção. As alterações nos valores das áreas também refletem eventuais alterações territoriais nos limites político-administrativos por força de lei ou de medidas judiciais.

Também na manhã desta segunda, O IBGE disponibilizou mapas atualizados de 261 Municípios que passaram por alterações em seus limites em 2018. De acordo com o órgão, as estimativas anuais de população levam em conta as áreas atualizadas de cada Município. Essas modificações na distribuição territorial podem ser causadas por uma nova legislação estadual sobre os limites e/ou ajustes cartográficos comunicados oficialmente pelos órgãos estaduais.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do IBGE

[show_course id=”796,792,808″]