Orzil News
Brasília, April 20, 2024 7:00 AM

Mapa apresenta resultados e atualização do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa

Publicado em: 28/08/2019 19:08 | Atualizado em: 28/08/2019 19:08

Dados serão debatidos em fórum nacional que será realizado durante a Expointer

O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai apresentar os resultados dos dois primeiros anos do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), durante o I Fórum Nacional de Febre Aftosa que será realizado nesta sexta-feira (30), a partir das 9h, na Expointer (RS).

O tema principal do Fórum será a participação do setor privado na implantação, execução e gestão do Plano Estratégico do PNEFA.

Iniciado em 2017, o Plano tem o objetivo de criar e manter condições sustentáveis para garantir o status do Brasil como livre da febre aftosa sem vacinação e ampliar as zonas livres da doença sem vacinação.

Passados os dois primeiros anos, alguns pontos estão em andamento, como a finalização do georreferenciamento de estabelecimentos rurais e de interesse para a saúde animal, a correção das deficiências estruturais e operacionais das unidades veterinárias locais, e a definição e implementação de sistema eficiente de repasse de recursos para emergências zoossanitárias.

Também são consideradas ações prioritárias a implementação do banco de antígenos e de vacinas contra a febre aftosa, (Banvaco); a estabilidade de repasse de recursos financeiros federais e de fundos privados para os Serviços Veterinários Estaduais e o pleno funcionamento da Plataforma de Gestão Agropecuária com integração de cadastros, movimentações de rebanhos e postos de fiscalização. Outras demandas são o fortalecimento da vigilância na fronteira internacional, a implantação do fundo de emergência nacional e a promoção da educação e comunicação em saúde animal.

Saiba mais sobre resultados dos dois primeiros anos do Plano Estratégico 2017-2026 do PNEFA.

Sanidade Agropecuária

Nesta quinta-feira (29), também na Expointer, será realizada reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa). O encontro terá início às 14h, na antiga Casa do Mapa/Embrapa, ao lado da RBS. Na reunião do Fonesa serão discutidas diversas pautas voltadas a sanidade agropecuária, entre elas, as ações voltadas para o programa de controle da Mosca da Carambola e da Peste Suína Clássica.

Informações à imprensa: 
Coordenação-geral de Comunicação Social
Janete Pires
[email protected]

[show_course id=”825,824″] 

[show_course id=”802,856″]