Orzil News
Brasília, April 20, 2024 10:11 AM

Marinhas do Brasil e dos EUA homenageiam heróis da Segunda Guerra Mundial

  • #mrosc
  • #contratos
Publicado em: 16/11/2020 00:11

 No dia 15 de novembro, o Navio-Escola “Brasil” e os Navios USS “Zephyr”, da Marinha Norte-Americana, e USCGC “Charles Sexton”, da Guarda-Costeira daquele país, homenagearam os tripulantes mortos, dentre eles dois oficiais brasileiros, no naufrágio do submarino norte-americano “R-12”, ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial, ao largo de Key West, na Flórida. Contando com uma representação de Guardas-Marinha e da tripulação, a homenagem consistiu no lançamento de flores ao mar a partir do Navio brasileiro.

MD_NOTICIA_20201115_NOT03_F01.jpeg

A homenagem ocorreu após o Navio-Escola “Brasil”, que realiza XXXIV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), ter conduzido, em 28 de outubro, em águas internacionais do Caribe, exercícios com o contratorpedeiro USS “William P.Lawrence”, também daquela Marinha amiga.

MD_NOTICIA_20201115_NOT03_F02.jpg

A VIGM, como etapa final da formação dos Oficiais egressos da Escola Naval, tem entre seus propósitos estreitar os laços com as nações amigas e familiarizar os Guardas-Marinha com as atividades associadas às Diplomacias Naval e de Defesa, em apoio à Política Externa brasileira. Os próximos portos do Navio-Escola serão Galveston, nos EUA, e Santo Domingo, na República Dominicana.

MD_NOTICIA_20201115_NOT03_F00.jpeg

O USS “R-12” era um submarino da classe “Romeo”, utilizado à época para treinamento das tripulações de submarinos de combate. O navio naufragou em 12 de junho de 1943. Entre os mortos estavam os Capitães-Tenentes Julio Lima de Moura e Alberto Gonçalves Rosauro de Almeida, da Marinha do Brasil, que se encontravam embarcados, realizando intercâmbio. Em 11 de junho de 1945, os oficiais brasileiros foram condecorados postumamente com a Medalha de Serviços de Guerra.

MD_NOTICIA_20201115_NOT03_F03.jpg

Desta forma, as Marinhas do Brasil e dos Estados Unidos, prestaram as justas homenagens àqueles que perderam suas vidas no cumprimento do dever.

Com informações da Marinha do Brasil
Fotos: Marinha do Brasil

Confira os destaques da semana:

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa

Agenda Dezembro 2020 – Cursos Plataforma Orzil Online: https://orzilonline.com.br/courses