Orzil News
Brasília, April 25, 2024 5:37 AM

MCTI e Tribunal de Contas do Paraná discutem fiscalização de obras com imagens de satélites

Publicado em: 30/07/2021 08:07 | Atualizado em: 30/07/2021 08:07
Com participação do INPE/MCTI, órgãos vão montar um acordo de cooperação para início de um projeto piloto

51343028552_5eb6cb1d71_c.jpg

Foto: Wesley Sousa (SEAPC/MCTI) – Foto: ASCOM/MCTI

Em reunião nesta quinta-feira (29), representantes do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa do ministério, debateram o uso de imagens de produzidas por satélites brasileiros na fiscalização de obras públicas.

Após reuniões iniciais entre as instituições, o INPE/MCTI apresentou hoje um panorama com exemplos e metodologia de como as imagens captadas em diferentes datas pelos equipamentos nacionais podem acompanhar o andamento da construção de estradas, aeroportos e prédios, por exemplo.

De acordo com o ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, o projeto pode representar uma mudança de paradigma para o país e ser expandido para outras cidades.

“Nós vimos aqui que é possível tecnicamente fazer esse projeto funcionar. O nosso próximo passo é juntar o pessoal do ministério, do INPE, e do TCE/PR para avaliarem a questão de estrutura necessária para viabilizar a iniciativa. Com certeza, isso pode ser uma mudança de paradigma e pode ser usada em outros estados”, disse.

Ficou acertado que os órgãos vão manter o diálogo e avaliar as formas de capacitação necessárias para análise das capturas de satélite, além de produzirem um acordo de cooperação para início do projeto piloto.

Representou TCE/PR, o presidente Fábio Camargo. Pelo INPE/MCTI, participou o presidente Clezio de Nardin.

fonte MCTI