Orzil News
Brasília, April 25, 2024 1:58 PM

MCTI: Ministro recebe projeto para cursos na Base de Alcântara

Publicado em: 18/02/2021 21:02
Deputado Aluisio Mendes e reitor do Instituto Federal do Maranhão apostam em parceria com MCTI para efetivação das propostas
50956817986_91b819d448_c.jpg

Foto: Leonardo Marques – ASCOM/MCTI

Oministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, recebeu nesta quinta-feira (18) o deputado federal Aluisio Mendes (PSC/MA) e o reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Carlos Cesar Teixeira para tratar de propostas para cursos voltados para a Base de Alcântara. Com o objetivo de atender uma demanda das comunidades locais, o parlamentar e o reitor visam parceria com o MCTI para implantação do projeto.

Com uma de suas unidades localizada no município de Alcântara, no Maranhão, o Instituto Federal do Maranhão conta com diversos cursos de graduação e pós-graduação e com infraestrutura já estabelecida para a ampliação das capacitações profissionais. A intenção do projeto apresentado ao ministro é que cursos de menor duração e cursos técnicos sejam oferecidos também de forma híbrida (remoto e presencial).

“O Centro de Lançamento de Alcântara não funciona se nós não tivermos profissionais capacitados e o Instituto Federal localizado no município pode ser o centro de formação técnica para todos os profissionais necessários para o funcionamento da Base de Alcântara e as infraestruturas que serão necessárias para isso”, destacou o ministro Marcos Pontes.

Durante a reunião, o ministro convidou o reitor do IFMA para participar do próximo encontro do CDI (Comissão de Desenvolvimento Integrado de Alcântara) que contará com representantes diretamente relacionados às discussões acerca da Base de Alcântara. E ressaltou: “O Instituto já vai participar, assim como o MEC, o Ministério do Turismo e todos os outros atores locais também para que a gente consiga desenvolver em conjunto essa grande ideia para o Brasil e para toda essa região”.

O deputado Aluisio Mendes (PSC/MA) aponta o projeto como um grande avanço para o Centro de Lançamento de Alcântara através também da educação e ressalta que o Instituto Federal do Maranhão tem a capacidade para oferecer essa capacitação para as comunidades do município. “O Instituto está oferecendo ao Ministério da Ciência e Tecnologia toda a sua expertise, toda a sua estrutura já existente em Alcântara para fomentar a formação de técnicos para que o Centro possa realmente ser operado por pessoas daquela região”, disse o deputado.

O reitor do Instituto Federal do Maranhão, Carlos Cesar Teixeira, enfatizou o projeto pedagógico para potencializar formações e com isso aproveitar as transformações de vida almejadas pela população local, algo proveniente também da instalação do Centro Espacial, em Alcântara.

“Nós fizemos uma apresentação ao ministro Marcos Pontes do projeto que será desenvolvido pelo IFMA, que é uma instituição que consegue trabalhar com cursos de formação inicial continuada, cursos técnicos, cursos de graduação, cursos de pós-graduação e essas possibilidades estamos disponibilizando para que de comum acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, nós possamos alcançar essas comunidades”, disse o reitor.