Orzil News
Brasília, April 25, 2024 1:05 PM

MD: Alunos do PROFESP do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília recebem kits de alimentação

Publicado em: 10/02/2021 21:02

O Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB), organização militar subordinada ao Comando do 7º Distrito Naval, entregou kits de alimentação às famílias dos alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) nesta terça-feira (9).

MD_NOTICIAS_20210210_FOTO01.png
Com a suspensão das atividades escolares e do PROFESP, em virtude da pandemia do novo coronavírus, jovens ficaram privados das refeições oferecidas, tanto em suas escolas como nas Organizações Militares que sediam os núcleos do Programa. A entrega dos alimentos é uma forma de atenuar as dificuldades enfrentadas pelas famílias dos beneficiados nesse período.

Ana Clara dos Santos Vaz, 12 anos, integra o núcleo do Grupamento e, mesmo sendo tão nova, percebe a importância dessa ajuda para a sua família. “Na minha casa tem seis pessoas, então os alimentos ajudam muito. Sinto muita falta das minhas aulas do PROFESP e também da alimentação que é saudável e gostosa”, completou a jovem que faz parte da banda de música do Programa.

MD_NOTICIAS_20210210.png
A iniciativa é mais um resultado da parceria entre a Defesa e a Cidadania, por intermédio da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) e da Secretaria Nacional de Inclusão e Produtiva (SEISP), respectivamente. Essa última disponibilizou os recursos financeiros para a montagem dos kits.

Atualmente, o PROFESP do GptFNB atende cerca de 400 jovens, de 7 a 17 anos, que estejam matriculados nas escolas de ensino básico do Distrito Federal e que residam nas localidades da Vila Planalto e do Varjão.

Em funcionamento desde 2003, já transformou a vida de muitos jovens, capacitando e promovendo o esporte. Um exemplo, é o Sargento do Exército Joseias Ferreira, que hoje integra o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) e faz parte da equipe Brasileira de Orientação. O Sargento conta que o Programa o tirou das ruas e que foi no núcleo do GptFNB onde ocupou seu tempo e descobriu sua aptidão tanto para o desporto quanto para a vida militar.

Para o Comandante do do GptFNB, Capitão de Mar e Guerra Vannei de Almeida Silva Júnior, o Programa é, antes de tudo, uma oportunidade de mudar a realidade não só das crianças, mas de suas famílias e, muitas vezes, até das comunidades em que vivem.

“Tive o primeiro contato com o PROFESP em Natal, no ano de 2007. Desde então, sou um entusiasta desse Programa, que com pouco investimento, comparado a diversas outras ações governamentais, tem um resultado espetacular. Diante das dificuldades do ano de 2020, estamos fazendo o possível para minimizar os efeitos da pandemia na vida das nossas crianças”, completou o Comandante.

PROFESP

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios da Cidadania, da Educação e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Com o objetivo de democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte em todo o País e de também atuar como instrumento de inclusão social, o programa atende crianças e adolescentes que moram em áreas de vulnerabilidade social.
Pela grande capilaridade das Forças Armadas, o Programa está presente em 139 localidades de todos os Estados e Distrito Federal, inclusive no Arquipélago de Fernando de Noronha e em comunidades indígenas no interior da Amazônia. No total são atendidas cerca de 30 mil crianças e jovens.

Por Maristella Marszalek
Fotos: GptFNB

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa