Orzil News
Brasília, April 24, 2024 11:03 AM

MD: Capacitação prepara profissionais que atuam no PROFESP

Publicado em: 03/03/2021 21:03

A Gestão Nacional do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do Ministério da Defesa, no âmbito da Força Aérea Brasileira, realizou, de 22 a 26 de fevereiro, capacitação pedagógica do programa. Em virtude da pandemia da Covid-19, a atividade ocorreu on-line e envolveu cerca de 500 participantes que atuam nos núcleos do PROFESP da Força Aérea, bem como da Marinha e do Exército em todo o País.

20210302_Profesp F001.jpeg

Além de aprofundar os debates a respeito do esporte como importante fator de inclusão social e de cidadania, os encontros foram fundamentais para difundir o princípio pedagógico do PROFESP. De acordo com o Coordenador do PROFESP da Força Aérea, Coronel Décio Dias Gomes, a capacitação é importante para facilitar o atendimento aos beneficiados e alinhar as ações realizadas em todas organizações militares.

“A capacitação levanta informações úteis que serão utilizadas pelos professores e monitores no seu dia-a-dia com as crianças e com os adolescentes atendidos pelo Programa”, destacou o militar.

Profissionais de educação de diversas universidades do País participaram do evento. Para a professora Patrícia d’Azeredo Orlando Bacciotti, que ministrou a palestra “Como pensar na inclusão para o ensino desportivo”, a capacitação dos professores e monitores é de extrema importância ao longo de sua formação, pois proporciona uma maior autonomia e confiança na realização de suas atividades educativas.

20210302_Profesp F022.jpeg

O Professor Bruno Natale Pasquarelli, outro palestrante do evento, também compartilha da mesma linha de pensamento, que destaca a importância da capacitação pedagógica no sentido de valorizar os profissionais e estimulá-los na busca do aperfeiçoamento constante em suas áreas de atuação. “Ao desenvolver e incentivar os professores/treinadores do PROFESP a saberem ainda mais sobre o ensino e o papel do esporte contemporâneo na sociedade, estamos, consequentemente, melhorando a qualidade da formação esportiva e sócio moral de crianças e jovens através do esporte”, disse o professor em sua palestra.

Programa social
O PROFESP é um programa social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Cidadania e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, operacionalizado por Organizações Militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira.

A iniciativa democratiza o acesso à prática e à cultura do Esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, formando cidadãos e melhorando a qualidade de vida dos beneficiados. O PROFESP tem como público-alvo crianças, adolescentes e jovens, de 6 aos 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados na rede pública de ensino.

Com Informações PROFESP
Fotos: FAB

Saiba mais:
Comissão Desportiva Militar completa 65 anos e contribui com fortalecimento do esporte nacional
Alunos do PROFESP do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília recebem kits de alimentação
Projeto Soldado Cidadão capacita mais de 4 mil militares para o mercado de trabalho

Confira os destaques da semana:

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa