Orzil News
Brasília, April 20, 2024 5:34 AM

MD: Secretário apresenta projetos sociais para a Vice-Governadora de Santa Cantarina

Publicado em: 06/09/2021 17:09 | Atualizado em: 06/09/2021 17:09

Na quinta-feira (02), o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa (MD), Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas, apresentou para a Vice-Governadora de Santa Cantarina, Daniela Reinehr, o Programa Forças no Esporte (PROFESP) e o Projeto João do Pulo (PJP).

F518D385-1B61-4734-8448-9FFAE65BEF8F.jpeg

Atualmente, com mais de 30 mil jovens beneficiados, o PROFESP ocorre em, aproximadamente, 140 localidades do País. As atividades são oferecidas em 203 Organizações Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. E o (PJP), destinado a pessoas com deficiência, está presente em 13 Organizações Militares e atende a mais de 370 pessoas.

AD15A6BB-D7BF-49F7-BBBA-B6CB26F55CE9.jpeg

“Essas duas iniciativas reúnem resultados com histórias de vidas. É uma verdadeira promoção de cidadania e de civismo para esses jovens. Além disso, são um grande atrativo para a descoberta de talentos para o esporte brasileiro. Santa Catarina já é atuante, mas nós queremos aumentar essa participação”, destacou o Secretário.

074A374E-05DA-4D96-A330-190BDDE3245F.jpeg

Atualmente, no Estado, são atendidos 880 beneficiados do PROFESP, em oito organizações militares, nos municípios de Lages, Joinville, Criciúma, Tubarão, Blumenau e Florianópolis. “É uma necessidade minha levar programas do Governo Federal para o Estado. Essa é uma resposta para a população. A capacidade de resolver precisa ser desenvolvida e executada com os jovens. Eles precisam ter referência. Contem comigo”, assegurou a Vice-Governadora.

Na ocasião, estiveram presentes o Diretor de Desporto Militar do MD, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho; o Diretor de Pessoal do MD, Herval Lacerda Alves; o Chefe de Gabinete da SEPESD, Brigadeiro da reserva Fernando Almeida Riomar; o futuro Diretor de Projetos Sociais do MD, General de Divisão William Georges Felippe Abrahão; e demais assessores.

Programas
Lançado em 2003, o PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com os Ministérios da Cidadania; da Educação; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As instituições parceiras contribuem com o custeio da alimentação, do pagamento dos professores, da compra de material esportivo e de uniformes. O PROFESP tem como finalidade promover a valorização pessoal, fortalecer a integração social, a cidadania e reduzir os riscos sociais de crianças e adolescentes.

O Programa reúne atividades diversificadas como basquetebol, futebol de campo, atletismo, capoeira, ginástica rítmica, artística e olímpica, artes marciais, natação, hipismo, vela, remo, canoagem, jogos de tabuleiro e brincadeiras de rua. Na programação das aulas, também, é oferecido reforço escolar com preparação para concursos, atividades com música, coral, teatro, visita a museus e promoção da cidadania e do civismo.

Criado em 2015 e integrado ao PROFESP, o Projeto João do Pulo era voltado para reintegração social de militares que adquiriram deficiência física em consequência de acidentes ou enfermidades. Em 2019, foi expandido para receber pessoas da sociedade civil, por meio de parcerias com os ministérios parceiros do PROFESP e com organizações, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação Vencedores Adaptados (AVA).

Por Júlia Campos
Fotos: divulgação

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071