Orzil News
Brasília, April 20, 2024 12:52 AM

MDR assina acordos para incorporação de critérios ASG em projetos de saneamento, segurança hídrica e mobilidade

Publicado em: 31/08/2021 09:08 | Atualizado em: 31/08/2021 10:08
Lançamento da Estratégia Investimento Verde para o Desenvolvimento Regional ocorreu nesta segunda-feira (30) com a assinatura de acordos de cooperação técnica com oito entidades

ASG

Estratégia assinada nesta segunda-feira tem como objetivo fomentar que empresas adotem critérios ASG (ambiental, social e governança) para a execução de seus empreendimentos em desenvolvimento regional (Foto: Adalberto Marques/MDR).

Brasília (DF) – O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), lançou, nesta segunda-feira (30), em Brasília (DF), a Estratégia Investimento Verde para o Desenvolvimento Regional, que incluiu a assinatura de acordos de cooperação técnica (ACT) com oito associações do setor privado que atuam em projetos de saneamento básico, segurança hídrica e mobilidade urbana geridos pela Pasta. A iniciativa tem como objetivo fomentar que essas empresas adotem critérios ASG (ambiental, social e governança) para a execução de seus empreendimentos.

Para o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que participou do lançamento, a medida será importante para atração de investimentos do setor privado para a carteira de projetos do MDR. “O entendimento que temos é de que essa estratégia permitirá que os agentes públicos, em nível local ou federal, assim como os agentes privados, alinhem os novos projetos de infraestrutura dentro da nossa carteira aos critérios ASG. Não tenho dúvidas de que estamos dando um passo inicial muito importante para trazermos a iniciativa privada junto com o Governo Federal, com a mesma visão a respeito do que nós queremos desse País com uma política de Estado, uma política de sociedade, que deve e vai sobreviver”, afirmou Marinho.

O MDR tem atuado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para alinhar os projetos de infraestrutura às melhores práticas ASG. Uma consultoria especializada está elaborando, em estreita coordenação com técnicos da Pasta, estudos e subsídios para adoção de critérios ASG nos setores de saneamento, resíduos sólidos, infraestrutura hídrica e mobilidade urbana.

A partir de novembro de 2021, toda a carteira de novos projetos desses setores poderá ser alinhada, tendo em conta o interesse dos agentes públicos e privados, aos critérios ASG, com metodologia que incorpora as melhores práticas internacionais. As associações setoriais participarão do trabalho de elaboração desse alinhamento e poderão oferecer capacitação nesses conteúdos a seus associados.

A Estratégia Investimento Verde para o Desenvolvimento Regional vai permitir que os agentes públicos, em âmbito local ou federal, assim como os agentes privados interessados, alinhem novos projetos de infraestrutura para o desenvolvimento regional aos critérios ASG, de maneira voluntária, adaptável a cada projeto, e flexível, de forma a habilitar a aplicação em diferentes setores.

Associações signatárias

Assinaram o acordo com o MDR representantes das seguintes associações setoriais e do setor financeiro do País: Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE); Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon); Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e Banco do Nordeste (BNB).

“A estratégia vai ser uma plataforma da maior importância para colocar o País na vanguarda, como um exemplo de fomento econômico, de proteção ambiental, de desenvolvimento social e com governança nesses diversos setores”, destacou o diretor-presidente da Abrelpe, Carlos Roberto Vieira da Silva Filho.

O que é ASG

ASG é uma sigla para ambiental, social e governança. Atualmente, várias empresas têm o foco voltado na preservação do meio ambiente e em responsabilidade social e buscam melhorar suas práticas de governança. Fundos de investimentos baseados nos pilares ASG são considerados referência no mercado de investimentos e ações.

Oportunidades de negócios

Projetos com alinhamento claro e consistente aos critérios ASG trazem o atrativo adicional de contar com menos risco e menor custo de captação. Para investidores, a adoção desses critérios oferece melhores instrumentos de monitoramento, propiciando redução dos riscos inerentes a projetos de longo prazo. Sob a perspectiva de construtores e prestadores de serviços, a incorporação desses critérios possibilita diversificar as fontes de financiamento dos empreendimentos com custos de captação menores.

Para governos, a melhor estruturação dos projetos com critérios ASG estimula a atração de novos investimentos privados, o que reduz a pressão sobre o orçamento público. A capacidade de atrair mais investimentos privados para projetos de desenvolvimento regional beneficiará diretamente a população, uma vez que novos recursos permitirão prover serviços públicos essenciais, atingindo as metas previstas no Marco Legal do Saneamento até 2033 – 99% da população com acesso a abastecimento de água e 90%, a coleta e tratamento de esgoto.

Também acompanharam o lançamento os secretários nacionais de Segurança Hídrica, Sérgio Costa; de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Tiago Pontes; e de Saneamento, Pedro Maranho; a chefe da Assessoria Internacional do MDR, Carla Barroso; a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Christianne Dias; o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim; o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick; o diretor-presidente do BDMG, Sergio Gusmão Suchodolski; o secretário-executivo da ABDE, José Luiz Gordon; o vice-presidente de Relações Institucionais da Abcon, Rogério de Paula Tavares; o presidente da CBIC, José Carlos Martins; a diretora-presidente do BRDE, Leany Barreiro; o representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado; e o representante do BID no País, Morgan Doyle.

fonte MDR

Cursos de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivos, inéditos e sempre atualizados!


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

2 e 3 – Termo de Execução Descentralizada – TED Confirmado!

13 a 17 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias  Esgotado!

16 e 17 – Pregão e a Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021)

20 a 24 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias Confirmado!

20 e 21 – Pregão Eletrônico e a Operacionalização no COMPRASNET Confirmado!

22 a 24 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) Confirmado!

23 e 24 – Plataforma +BRASIL – Transferências Voluntárias de Obras e o novo Módulo Empresas Confirmado!

27 a 29 – Elaboração de Termo de Referência/Projeto Básico – Nova Lei 14.133/2021

27 e 28 – Parcerias Público-Privadas PPP 

30 a 1 de outubro – Tomada de Contas Especial (TCE) e a Nova Portaria 1.531/2021

30 de setembro a 1 de outubro – Emendas Parlamentares 2021


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

04 e 05 – Termo de Execução Descentralizada – TED Confirmado!

04 e 05 – Fraudes em Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021) 

06 e 07 – Planilha de Custos e Formação de Preços Confirmado!

07 e 08 – Contratos Administrativos e a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021)

13 a 15 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (LEI nº 14.133/2021)

14 e 15 – Captação de Recursos Federais

18 a 22 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias Confirmado!

21 e 22 – Elaboração dos Estudos Técnicos Preliminares – ETP 

21 e 22 – Fundações de Apoio – Abordagem Jurídica do TCU

25 a 27 – Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise

25 a 27 – Gestão por Competências conforme a Nova lei de Licitações (nº 14.133/2021)

25 a 29
 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias

28 a 29 – Tributação e Notas Fiscais


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

4 e 5 – Planejamento e Execução do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC

4 e 5 – Emendas Parlamentares 

8 e 9 – Fiscalização e Acompanhamento de Convênios

10 a 12 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) 

10 a 12 – Elaboração de Termo de Referência/Projeto Básico – Nova Lei 14.133/2021

11 e 12 – Plataforma +BRASIL 1 (Proposta e Plano de Trabalho)

16 e 17 – Plataforma +BRASIL 2 (Execução e Prestação de Contas)

16 e 17 – Captação de Recursos Federais 

18 e 19 – Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho

18 e 19 – Contratação Direta e a Nova Lei Licitações e Contratos nº 14.133/2021

22 a 26 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias

22 e 23 – Políticas Públicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

24 a 26 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) 

24 a 26 – Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CTI

29 e 30 – Plataforma +BRASIL – Transferências Voluntárias de Obras e o novo Módulo Empresas

29 e 30 –
Termo de Execução Descentralizada – TED


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

2 e 3 – Entendendo a Legislação de Convênios

6 e 7 – Emendas Parlamentares

08 a 10 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021)

13 a 17 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias

 

 

Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+