Orzil News
Brasília, April 25, 2024 12:53 AM

MDR contrata consultoria para adequar projetos de saneamento e segurança hídrica a melhores práticas internacionais

Publicado em: 09/03/2021 20:03 | Atualizado em: 09/03/2021 20:03
Seleção será feita pelo IICA. Empresas interessadas podem apresentar propostas até 29 de março

Edital IICA

Três dos quadros a serem entregues pela empresa selecionada serão para o setor de saneamento e deverão se referir a abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos urbanos (Foto: Divulgação)

Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) vai contratar consultoria especializada para adequar seus projetos de obras de saneamento básico e segurança hídrica – e também de estados e municípios – às melhores práticas internacionais nas áreas ambiental, social e de governança (ASG). Edital com esse objetivo foi lançado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com inscrições abertas até 29 de março.

“Estamos confiantes de que este alinhamento voluntário aos critérios ASG tornará os projetos do Ministério, dos estados e dos municípios ainda mais atraentes para o setor privado, ampliando as oportunidades de captação de investimentos, tanto internacionais quanto nacionais”, destaca a chefe da Assessoria Internacional do MDR, Carla Barroso.

A empresa selecionada deverá elaborar cinco frameworks (quadro de critérios de elegibilidade de projetos) em inglês e em português. Três deles serão para o setor de saneamento e deverão se referir a abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos urbanos. Os outros dois quadros serão voltados à infraestrutura hídrica e à revitalização de bacias hidrográficas.

O prazo de execução dos trabalhos será de 120 dias, a contar da assinatura do contrato. O material também deve trazer informações sobre o mercado de títulos verdes no Brasil e no exterior, identificando o potencial dessa fonte de financiamento para projetos de infraestrutura.

A expectativa é propiciar que os insumos produzidos pela consultoria possam ser, voluntariamente, incorporados por estados e municípios na preparação de projetos executivos e na modelagem da estruturação de processos de licitação para prestação de serviços públicos por meio de concessões ou Parcerias Público Privadas (PPPs).

Para acessar o edital, clique neste link.