Orzil News
Brasília, April 20, 2024 1:41 AM

MDR lança Plano de Integridade para 2021

Publicado em: 27/01/2021 19:01 | Atualizado em: 27/01/2021 19:01
Documento reúne medidas e ações institucionais voltadas à prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção realizados no âmbito da Pasta
Plano de integridade

Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou o Plano de Integridade para 2021. O documento reúne medidas e ações institucionais voltadas à prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção realizados no âmbito da Pasta.

Para este ano, o Plano de Integridade se baseará em duas linhas de atuação. A primeira envolve a gestão de riscos, buscando o maior número possível de processos mapeados e riscos tratados e monitorados, e a segunda se refere ao fomento da cultura de integridade por meio de capacitação e ações de conscientização da alta administração, dos servidores e dos funcionários terceirizados.

“Integridade é um processo perene que proporciona resultados imediatos e de longo prazo para o serviço público”, pontua o secretário-executivo do MDR, Claudio Seefelder. “O objetivo é que, a partir das ações de integridade, se fortaleça a gestão, com raízes íntegras para uma prestação de serviço público de excelência à sociedade”, destacou.

Um dos objetivos do Plano de Integridade em 2021 é promover ações em parceria com entidades da administração indireta. O propósito é compartilhar melhores práticas e prestar auxílio técnico para aprimorar os programas de integridade dessas entidades, bem como promover cursos de capacitação para os conselheiros fiscais e de administração das empresas. A participação em cursos de capacitação de Integridade e palestras passa a ser um dos indicadores institucionais do MDR.

Os esforços na aplicação do Plano em 2020 foram, principalmente, na promoção da transparência e na estruturação da base normativa para aplicação do Programa. Entre as realizações que merecem destaque estão a elaboração do Código de Conduta, a aprovação da Política e da Metodologia de Gestão de Riscos, a realização de pesquisa de avaliação de maturidade de Integridade no órgão e o mapeamento dos fluxos de tratamento de denúncias, nepotismo e conflito de interesses.

Conheça neste link o Plano de Integridade para 2021.