Orzil News
Brasília, April 19, 2024 3:23 PM

MDR oferece capacitação sobre eficiência energética em habitação de interesse social

Publicado em: 23/02/2021 20:02 | Atualizado em: 23/02/2021 20:02
Primeiro de uma série de quatro cursos já está com inscrições abertas. Iniciativa é fruto de parceria entre o Ministério e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ)
curso habitação de interesse social

Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, na sigla em alemão), lançou o primeiro de uma série de quatro cursos voltados à eficiência energética em habitações de interesse social. A capacitação disponibilizará até mil vagas e as inscrições podem ser feitas até 4 de março neste link.

A capacitação integra o projeto Eficiência Energética para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (EEDUS) e os módulos estarão disponíveis no Portal Capacidades. Toda o treinamento será gratuito e feito por ensino a distância. Podem se inscrever gestores e dirigentes estaduais e municipais, lideranças dos setores público e privado, representantes de empresas da construção civil, agentes financeiros, profissionais que atuam em habitação de interesse social, gestores de movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs) e alunos de extensão e pesquisa universitária.

“O que se espera com esse curso é capacitar os técnicos para que eles desenvolvam projetos habitacionais que levem em conta a regionalização e as necessidades bioclimáticas”, explica o secretário nacional de Habitação do MDR, Alfredo Eduardo dos Santos.

O curso de abertura tem como tema Introdução à Eficiência Energética em Habitação de Interesse Social. Dividida em cinco módulos, a iniciativa introduzirá conhecimentos básicos sobre a temática no contexto da sustentabilidade, com foco nas demandas e potenciais das habitações de interesse social no Brasil. A capacitação ocorrerá de 4 de março a 1º de abril, com 18 horas de aulas.

Os módulos vão tratar da importância da habitação; de programas e instrumentos legais de habitações de interesse social no Brasil; de referências técnicas e normativas; da eficiência energética em habitações de interesse social; e das perspectivas práticas para eficiência energética em habitações de interesse social.

Próximas etapas

O segundo curso, previsto para iniciar em 5 de março, vai abordar os métodos para a implementação dos conceitos em projetos de eficiência energética em habitações de interesse social. O terceiro oferecerá capacitação sobre os indicadores necessários para a construção de simulações de eficiência energética. Já a última capacitação será destinada à análise de custos sobre projetos do gênero.

Portal Capacidades

O MDR, por meio do Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC), promove, coordena e apoia programas de desenvolvimento institucional e de capacitação técnica. Uma das principais ferramentas é o Portal Capacidades, que visa o fortalecimento institucional dos municípios para o planejamento e a gestão urbana mediante a capacitação de gestores e o aperfeiçoamento da Administração Pública nas diferentes esferas de governo, sobretudo, no ensino a distância. Os cursos disponibilizados são voltados para as políticas públicas da Pasta e como implementar os projetos com eficiência.

O Portal dispõe de uma plataforma de educação a distância para diversos cursos de autoinstrução e moderados; informações e notícias sobre as atividades do Programa Nacional de Capacitação das Cidades; agenda das atividades de capacitação promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional; biblioteca e videoteca virtual, com textos, apresentações, livros e outras publicações e vídeos para download; blogs dos projetos do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext); fóruns e chats temáticos; e cadastro geral de gestores públicos interessados em participar das atividades propostas.

“O Capacidades é um grande instrumento de ensino a distância das Secretarias do MDR. O Portal já levou capacitação a mais de 60 mil pessoas, ofertando cerca de 400 cursos”, informa o secretário nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Tiago Pontes de Queiroz.