Orzil News
Brasília, April 19, 2024 1:46 PM

MDS lança mais uma publicação com dados sobre políticas públicas

Publicado em: 31/03/2018 12:03 | Atualizado em: 31/03/2018 12:03

MDS lança mais uma publicação com dados sobre políticas públicas

SEXTA COM DEBATE

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Cadastro Único e as ações de acesso ao mercado de trabalho são os temas do Caderno de Estudos nº 29

Publicado em 29/03/2018 15h35

Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgou nesta quinta-feira (29) a mais nova edição do Caderno de Estudos – Desenvolvimento Social em Debate. Lançada durante o Sexta com Debate, a publicação técnica traz informações que podem apoiar o governo federal na formulação e no aprimoramento dos programas sociais e na inclusão social e produtiva das famílias de baixa renda.

Para a secretária adjunta de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Roberta Cortizo, as pesquisas apresentadas no Caderno de Estudos nº 29 têm a função de estimular que os dados sejam avaliados pelo próprio governo e pela academia.

“Queremos que, cada vez mais, pesquisadores, do Brasil e do exterior analisem os nossos programas e nos ajudem a aprimorar a nossa atuação junto às famílias mais pobres”, destacou.

Um dos temas abordados é o aprimoramento da gestão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A edição do Caderno de Estudos apresenta cruzamentos feitos pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) a partir das informações de dez bases de dados governamentais.

Cerca de meio bilhão de registros dos 4,5 milhões de beneficiários e dos familiares foram analisados. Foi possível constatar, por exemplo, que pessoas estavam recebendo indevidamente o BPC, o que aponta a necessidade de aperfeiçoar o monitoramento e a revisão do benefício.

Segundo a publicação, “aumentar a qualidade da gestão do BPC contribui para a redução dos erros na focalização do programa, de forma a garantir o direito aos beneficiários que mais precisam”.

O Caderno de Estudos também reúne informações sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Dados coletados diretamente com mais de 5,7 mil famílias foram comparados com as informações registradas no cadastro. A pesquisa revelou que variáveis, como renda e despesa, apresentaram diferenças baixas.

“O estudo desmistifica algumas críticas em relação à imprecisão do cadastro em refletir a realidade das famílias de baixa renda”, observou Roberta.

A publicação técnica reúne ainda entrevistas com especialistas da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil sobre as oportunidades e desafios para alcançar a população de baixa renda com o apoio do Plano Progredir, coordenado pelo MDS. Em dezembro do ano passado, eles participaram de um Sexta com Debate sobre a política de microcrédito.

Além disso, mostra a impressão dos alunos de ensino médio de escolas públicas que ingressaram em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

 Confira:  Caderno de Estudos – Desenvolvimento Social em Debate nº 29

Saiba mais
O MDS promove o Sexta com Debate com o objetivo de discutir periodicamente temas de interesse para as políticas sociais. As apresentações são feitas por especialistas do ministério e de outras instituições. Os encontros ocorrem na última sexta-feira de cada mês.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Cursos Especiais Abril+