Orzil News
Brasília, April 20, 2024 12:23 PM

MDS promove discussões sobre alimentação em congresso de nutrição

Publicado em: 20/04/2018 13:04 | Atualizado em: 20/04/2018 13:04

MDS promove discussões sobre alimentação em congresso de nutrição

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Estande inaugurado, nesta quinta-feira (19), no Conbran 2018, abriga oficinas, rodas de conversa e exposição de vídeos sobre segurança alimentar e nutricional

19/04/2018 18h53

Foto: Mauro Vieira/MDS

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está presente no Congresso Nacional de Nutrição (Conbran), edição 2018. O estande do órgão, inaugurado nesta quinta-feira (19), oferece uma ampla programação sobre educação alimentar e nutricional, com rodas de conversa, oficinas e exposição de vídeos.

O evento termina sábado (21) e tem o objetivo de promover discussões sobre o acesso a alimentos de qualidade como um direito para todos. De acordo com a secretária nacional adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, o espaço do MDS propõe debates sobre a alimentação saudável e as cadeias produtivas. “Tratamos da questão da produção até a agricultura urbana, além de problemas de saúde causados pela má alimentação, como a obesidade”, explicou.

Um dos palestrantes do congresso foi o pesquisador e professor de Nutrição Populacional e Saúde Global da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, Boyd Swinburn. Ele defendeu ações efetivas para combater a obesidade e outras doenças relacionadas à insegurança alimentar e nutricional.

“O Brasil está no caminho certo em suas ações. Porém, muito ainda pode ser feito, principalmente com relação à legislação que diz respeito à taxação de alimentos não saudáveis, a informações nos rótulos sobre origens e processos do alimento e ao apoio à produção de comida saudável”, destacou.

Já o nutricionista e professor do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), Juarez Calil, participou de uma oficina promovida pelo MDS junto a educadores de vários lugares do país. “É uma oportunidade excelente para conhecer o que os colegas estão fazendo em sala de aula, as estratégias metodológicas e como podemos potencializar a formação dos futuros nutricionistas para a educação alimentar e nutricional”, concluiu.

No sábado, está prevista ainda a palestra da diretora de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares do MDS, Patrícia Gentil, sobre políticas públicas de alimentação e nutrição no Auditório Máster do congresso.

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Cursos Especiais+