Orzil News
Brasília, March 29, 2024 7:04 AM

MEC: Fundaj e Fulbright abrem uma vaga de cooperação acadêmica em políticas públicas para pesquisador norte-americano

Publicado em: 11/02/2021 22:02
Prêmio é válido para o ano acadêmico de 2022-2023, com inscrição disponível até 15 de setembro de 2021

Está aberta uma vaga de cooperação acadêmica entre a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Programa Fulbright, dos Estados Unidos, para pesquisadores/as norte-americanos/as, com dupla nacionalidade, interessados/as em realizar pesquisas em políticas públicas. O prêmio é válido para o ano acadêmico de 2022-2023. A chamada ficará disponível até o dia 15 de setembro deste ano, no site do Fulbright (http://bit.ly/3aSwBlN). O/a aprovado/a fará um intercâmbio no Recife, Capital pernambucana, com três a quatro meses de duração e auxílio de ambas instituições, por meio de seus projetos de pesquisa, debates e discussões interdisciplinares.

A experiência internacional possivelmente ocorrerá entre 1º de julho de 2022 (data inicial) e 30 de setembro de 2023 (data final). A cooperação acadêmica permite que a estadia seja dividida em duas visitas de dois meses cada durante o período do prêmio, com um intervalo de menos dois meses entre as duas hospagens no país. Como complemento da bolsa Fulbright, a Fundaj disponibilizará uma verba em reais, destinada para cobrir as despesas locais de moradia e transporte, além de ajudar o/a bolsista a encontrar local para ficar no Recife.

“A vaga disponível é para um intercâmbio na Fundaj. Além de conhecer de perto a instituição, o/a pesquisador/a norte-americano/a apresenta o seu trabalho acadêmico em âmbito internacional e ainda tem uma vivência de meses no Recife. A Fundaj é uma das instituições brasileiras que proporciona esse compartilhamento acadêmico”, afirma a pesquisadora da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), Alexandrina Sobreira.

O Fulbright Distinguished Scholar Award in Public Policy, título da vaga, reúne disciplinas como economia, educação, ciências ambientais, ciência política, administração pública, políticas públicas e sociologia.

“A bolsa contempla várias áreas de interesse da Fundaj. A gente sempre procura identificar pesquisadores/as e servidores/as que têm projetos de pesquisa que se enquadram no prêmio. Então, é de extrema importância essa mediação entre as partes, conversando com as pessoas interessadas, sempre fazendo uma breve entrevista e recebendo os projetos para analisá-los”, ressalta Alexandrina, que é a interlocutora entre as instituições e responsável pela implementação do programa.

A parceria entre Fundação Joaquim Nabuco e Programa Fulbright, que financia bolsas de estudo há 70 anos, está em vigor desde 2017, inicialmente com a Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP). O acordo de cooperação técnica tem como objetivo o compartilhamento acadêmico internacional, com ambos os países colaborando com trabalhos de áreas diversas num intercâmbio educacional.

No mês de fevereiro do ano passado, a antropóloga norte-americana Janice Perlman esteve na Fundaj para realizar uma pesquisa de campo nas comunidades de Pontezinha e Ponte dos Carvalhos, no município de Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Ela é reconhecida mundialmente por seu trabalho para a formação das favelas brasileiras. Desde 1976, publica obras relevantes, a última delas foi “Favela: Quatro Décadas de Transformações no Rio de Janeiro”. A parceria com a antropóloga foi fruto do programa de cooperação.

Requisitos
– Os/as candidatos/as são incentivados a entrar em contato com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) para discutir seus projetos de pesquisa, planos e interesses comuns;

– Sinta-se à vontade para encaminhar qualquer dúvida relacionada ao projeto para a Profa. Alexandrina Sobreira de Moura, da Fundaj; Copie a Comissão Fulbright em suas mensagens da Fundaj;

– Você não estará em desvantagem se não se comunicar com a Fundaj antes da inscrição;

– O prêmio está aberto para aqueles/as que trabalharam na capacidade de professor/a efetivo/a ou acadêmico/a por mais de sete anos.

Informações adicionais
– Um valor fixo de US $ 17.000 fornecido pela Comissão Fulbright e um montante adicional de R$ 48.000 (reais), aproximadamente equivalente a US $ 9.000 *, pago pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) por um semestre letivo (4 meses);

– Quaisquer fundos de doação fornecidos em reais podem ser variáveis, e o valor desembolsado seguirá a taxa de câmbio no momento do pagamento;

– Viagem estimada e subsídio de realocação;

– O/a bolsista que optar por duas visitas de dois meses cada receberá um total de US $ 2.400 para duas passagens internacionais de ida e volta.

– Todos os benefícios são para o/a acadêmico/a apenas; não há benefícios adicionais para dependentes.

Serviço

Fulbright Distinguished Scholar Award in Public Policy (prêmio de cooperação acadêmica para pesquisador norte-americano)

Vaga: destinada para pesquisadores/as norte-americanos/as, com dupla nacionalidade

Inscrições: até 15 de setembro de 2021

Intercâmbio: 1º de julho de 2022 a 30 de setembro de 2023 – Recife

Link para inscrição: http://bit.ly/3aSwBlN (gratuito)

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Fundaj