Orzil News
Brasília, March 28, 2024 2:35 PM

MEC lança livros do Curso Práticas de Alfabetização

Publicado em: 08/09/2021 12:09 | Atualizado em: 08/09/2021 17:09
O lançamento no Dia Mundial da Alfabetização reforça a importância dessa etapa de ensino

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), lança, nesta quarta-feira (08), o Livro de Atividades e o Livro do Professor Alfabetizador no âmbito do curso Práticas de Alfabetização do programa Tempo de Aprender. A escolha pela data de lançamento, no Dia Mundial da Alfabetização, reforça a importância dessa etapa de ensino.

O Livro de Atividades é composto por 70 atividades lúdicas, que exploram os seis componentes para a alfabetização, consolidando, portanto, as estratégias de ensino do curso Práticas de Alfabetização. As atividades também trabalham outras habilidades importantes para a literacia.

Já o Livro do Professor Alfabetizador disponibiliza estratégias que apresentam práticas para o ensino da leitura e da escrita baseadas nas melhores evidências científicas. Essas práticas têm como objetivo apoiar e incentivar o processo criativo dos professores para a sala de aula.

O secretário de alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, afirma que “com essa iniciativa, o Ministério segue firme no objetivo de assegurar, por muitos meios, o direito à alfabetização e, assim, impactar positivamente na aprendizagem durante o decorrer de toda a trajetória educacional, em seus diferentes níveis e etapas, a fim de promover a cidadania e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país (…)”.

Confira o Livro de Atividades.

Confira o Livro do Professor Alfabetizador.

fonte Assessoria de Comunicação Social do MEC