Orzil News
Brasília, April 16, 2024 2:38 PM

MEC: Manual ABC é lançado em evento virtual

Publicado em: 29/04/2021 08:04 | Atualizado em: 29/04/2021 08:04
A cerimônia será transmitida, ao vivo, pelos canais da CAPES e do MEC, no YouTube

O Manual ABC reúne parte do conteúdo oferecido no Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) e será oficialmente lançado nesta quarta-feira, 28, quando se comemora o Dia Mundial da Educação. O evento virtual acontece a partir das 15h30 e será transmitido, ao vivo, pelos canais da CAPES e do MEC, no YouTube.

Produzido por especialistas portugueses, o produto é dividido em duas partes, uma teórica e outra de sistematização dos programas práticos de intervenção. A primeira, ‘Alfabetização Baseada na Ciência: Manual do Curso ABC’, foi elaborada pela Universidade do Porto (Portugal), sob supervisão dos professores Rui Alves e Isabel Leite. A segunda foi coordenada pela professora Ana Sucena e produzida pelo Instituto Politécnico do Porto, naquele mesmo país.

O Material, de livre acesso, estará disponível no site do Ministério da Educação.

Curso ABC
A formação é fruto da cooperação internacional entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf), a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAB). A capacitação integra o Programa de Intercâmbio para Formação Continuada de Professores-Alfabetizadores, do Programa Tempo de Aprender.

Destinada a profissionais que atuam na alfabetização infantil e alunos de licenciatura, a capacitação de 80 horas já conta com mais de 170 mil inscritos, todos com acesso ao conteúdo já entregue, no Ambiente Virtual do MEC (Avamec).

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)

fonte: CCS/CAPES