Orzil News
Brasília, April 20, 2024 12:59 AM

MEC: Publicada a Portaria para a adesão e pagamento do Piec 2021

Publicado em: 09/08/2021 08:08
O Programa de Inovação Educação Conectada prevê apoio financeiro às escolas de educação básica
Foi publicada, na última quarta-feira (04), uma portaria que define os critérios do Programa de Inovação Educação Conectada (Piec) para repasses financeiros às escolas públicas de educação básica, no ano de 2021. Os recursos que serão destinados às escolas fazem jus ao objetivo do Programa, de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

São elegíveis para o recebimento dos recursos as escolas que: estão em atividade; possuírem rede elétrica; possuírem ao menos uma matrícula; e que contem com uma Unidade Executora própria. Além disso, as escolas selecionadas devem estar em situação de regularidade no âmbito do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As escolas, que serão selecionadas pelas secretarias de educação dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, deverão elaborar o Plano de Aplicação Financeira (PAF), que consiste em um instrumento de detalhamento da aplicação de recursos.

Após a elaboração dos PAFs por parte das escolas, a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) autorizará o repasse, observados os seguintes critérios de classificação:

  • Critério geral: Escola localizada em município com índices de alta vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM);
  • Critérios específicos: a) Escolas contempladas pelo Programa nos exercícios anteriores; e b) Demais escolas.

Confira a Portaria nº 82, de 04 de agosto de 2021.

fonte

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB