Orzil News
Brasília, April 19, 2024 2:08 PM

MEC recebe reitores de universidades estaduais e municipais

  • #grupo-orzil
  • #educacao
Publicado em: 09/03/2023 17:03

Representantes da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais apresentaram a entidade e buscam cooperação com o Ministério da Educação

OMinistério da Educação recebeu 60 representantes da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) nesta quarta-feira, 8. Na agenda, na Sala de Atos do Ministério, eles apresentaram a associação e suas instituições afiliadas. O objetivo da reunião é fortalecer os laços e a cooperação mútua entre as instituições.  

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, reforçou a importância do diálogo, da parceria e da cooperação em sua fala aos reitores. “Podem ficar certos de que vocês terão as portas abertas do MEC para que possamos construir as parcerias e as políticas do ensino superior. Sabemos da importância do ensino superior no nosso país. Seja ele federal, estadual ou municipal. O importante nesse momento de reconstrução é o diálogo, porque ninguém constrói nada sozinho”, afirmou. 

Segundo o reitor Francisco do O’ de Lima Júnior, presidente da Abruem, a associação é responsável pela interiorização da educação superior, atuando em 22 unidades da federação. “Nossa maior demanda é dialogar. Reivindicamos uma participação ativa dessas instituições na definição e na elaboração de uma política de educação superior. O MEC regulamenta e articula a política de educação em todos os níveis”, afirmou Francisco de Lima. 

Além do Ministro, a reunião contou com a participação de Izolda Cela, Secretária-Executiva; e de Helena Sampaio, secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior. 

Abruem – a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) atua diretamente em 22 estados, por meio de 47 universidades associadas. A associação busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, em prol da harmonia entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização. Outro foco da Abruem é a interiorização do ensino universitário, em decorrência da capilaridade dos campi universitários, campi avançados, extensões, polos de Educação a Distância (EaD) e outras estruturas mantidas pelas afiliadas. 

Fonte: Ministério da Educação