Orzil News
Brasília, April 25, 2024 7:27 AM

Metrô de SP prepara modelo de contrato de gestão

Publicado em: 19/09/2016 12:09

Metrô de SP prepara modelo de contrato de gestão

O Metrô de São Paulo está desenvolvendo um modelo de contrato de gestão, visando o equilíbrio econômico financeiro da empresa. A intenção do Metrô em realizar esse tipo de contrato foi tema de exposição realizada ontem (14), na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô).

Segundo a gerente de Controle Financeiro do Metrô de São Paulo, Cícera Simoneide Figueiredo Carvalho, o contrato de gestão vai permitir, entre outras coisas, uma tarifa de remuneração da empresa descolada da tarifa pública, estipulada pelo governo. Assim, o Metrô poderia se planejar melhor financeiramente e o poder público, Governo do Estado, cobraria dele, Metrô, pela qualidade do serviço prestado, com indicadores a serem definidos no contrato em elaboração, sendo assim também um estímulo ao ganho de eficiência.

Cícera ressaltou que esse modelo de contrato não é algo novo, já houve experiência similar em empresas como a Vale do Rio Doce, quando estatal, e na Petrobras. Segundo ela, há muitos exemplos também no setor metroferroviário, entre os quais os metrôs de Paris, Pequim, Berlim, Madri, Moscou, Bruxelas e Istambul. A gerente disse ainda que a intenção é concluir o modelo de contrato até o começo de 2017 e que esteja implantado até setembro do mesmo ano.

Revista Ferroviária – 19/09/2016

Contrato de Gestão