Orzil News
Brasília, April 25, 2024 12:00 AM

MFDH divulga nota sobre feminicídio

Publicado em: 11/01/2019 15:01 | Atualizado em: 11/01/2019 15:01

A nova gestão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) está tomando pé dos problemas atinentes à pasta e o aumento dos casos de feminicídios é uma das grandes preocupações da ministra Damares Alves que tem acompanhado o tema com especial atenção.

Nesse sentido, o MMFDH tem prestado serviço à população no recebimento das denúncias de violência contra a mulher, através do canal Ligue 180, que é um canal específico para este tipo de denúncia, e encaminhado às autoridades competentes. De acordo com a ministra, esta é uma política pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher em âmbito nacional e internacional.

Além de registrar denúncias de violações contra mulheres, encaminhá-las aos órgãos competentes e realizar seu monitoramento, o Ligue 180 também dissemina informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.

Em 2018 foram registradas e encaminhadas 92.323 denúncias de feminicídio pelo Ligue 180.  Após o recebimento das denúncias os encaminhamentos são feitos diretamente às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher – DEAM’s, de acordo com os respectivos tipos de violação e classificação das demandas, no intuito promover maior agilidade quanto à apuração das denúncias, sobretudo àquelas que necessitam de retorno imediato, como nos casos de violências mais graves e urgentes, conforme tabela apresentada no próximo slide.

O Ligue 180 disponibiliza os seguintes canais para que a cidadã se manifeste: Brasil: telefone 180; Mensagem eletrônica (e-mail): [email protected]; Aplicativo: Proteja Brasil; Humaniza Redes.

Editais de Chamamento Público 2019
18 de março de 2019 / Brasília – DF
Curso Especial com foco no correto entendimento, elaboração e análise de editais de chamamento público/concurso de projetos do órgão, visando à seleção de instituições ou de projetos que tornem eficiente, eficaz e efetiva a execução do instrumento a ser pactuado em observância dos dispositivos legais que regem a matéria.