Orzil News
Brasília, April 19, 2024 6:30 PM

MG: Belo Horizonte recebe etapa do Fórum do Livro

  • #siconv
  • #tcu
  • #mrosc
  • #cgu
  • #ted
  • #tce
  • #projetos
  • #siafi
  • #cauc
  • #ministerios
  • #mma
  • #prefeitos
  • #cinema
  • #ti
  • #sismob
Publicado em: 19/09/2017 13:09 | Atualizado em: 26/09/2017 13:09

Belo Horizonte recebe etapa do Fórum do Livro

A capital mineira vai sediar nesta quinta-feira (21/9), de 8h30 às 18h, o quinto encontro do Fórum Técnico Semeando Letras – Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, realizado em parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação.

As inscrições para a etapa de Belo Horizonte, que acontece no Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21, Lourdes), já estão abertas. E podem ser realizadas até às 15h desta quarta-feira (20/0) pelo Portal da Assembleia (goo.gl/9KUmb5). Também é possível se inscrever no local do evento no dia da realização.

O objetivo do fórum é avaliar propostas do Governo do Estado e apresentar contribuições da sociedade civil para a elaboração do Plano Estadual do Livro, que vai estabelecer metas e diretrizes para os próximos dez anos, a fim de incentivar a leitura e democratizar o acesso às bibliotecas.

O Encontro Regional de Belo Horizonte abrange os Territórios de Desenvolvimento Metropolitano, Central e Oeste e integra a etapa de interiorização, cuja fase estadual será realizada de 22 a 24 de novembro, também na capital.

Até lá, o evento terá passado por outras seis cidades além de Belo Horizonte, sendo elas Varginha (Sul de Minas), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri).

Inscritos vão trabalhar em grupos

Assim como em todas as demais regiões, os participantes do encontro regional na capital participam, pela manhã, de mesa de abertura, de palestra magna e de apresentação sobre a construção do plano. Na sequência, serão eleitos os representantes da região para a etapa final. Durante o encontro, serão formados quatro grupos de trabalho para debater os seguintes temas: democratização do acesso; fomento à leitura e à formação de mediadores; valorização institucional da leitura e de seu valor simbólico; e desenvolvimento da economia do livro.

As discussões do fórum são orientadas por um documento de referência, sistematizado pela Assembleia com a comissão executiva do fórum. Os participantes podem, no entanto, apresentar novas propostas. Cada grupo deverá priorizar três das novas sugestões aprovadas. As propostas serão avaliadas na etapa final e, se aprovadas, vão constar do documento final.

Consulta pública

Além da interiorização, uma consulta pública online vai estar disponível no site da ALMG, de 18 de setembro a 13 de outubro, para coletar sugestões da população.

Programação

8h30: Credenciamento

9h: Mesa de Abertura

9h40: Palestra Magna

10h20: Apresentação sobre o processo de construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e orientações gerais

11h: Instalação e atividades dos Grupos de Trabalho

– Discussão do Documento de Referência e apresentação de propostas

– Eleição de representantes regionais para a Etapa Final, em Belo Horizonte

Grupo 1: Democratização do acesso

Grupo 2: Fomento à leitura e à formação de mediadores

Grupo 3: Valorização institucional da leitura e de seu valor simbólico

Grupo 4: Desenvolvimento da economia do livro

12h: Intervalo

13h30: Continuação dos Grupos de Trabalho

18h: Encerramento

Serviço:

Data: 21/09/17

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21, Lourdes, Belo Horizonte/MG)

Horário: 8h30 às 18h

Inscrições on-line: até às 15h de 20/09/2017

Inscrições presenciais: no dia e local do evento

REGISTRO AUT. 125985318082017/ORZIL


Cursos Especias para Gestores+

outubro