Orzil News
Brasília, April 24, 2024 9:23 PM

Militares realizam desinfecção do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió

Publicado em: 06/10/2020 09:10 | Atualizado em: 06/10/2020 10:10
Brasília (DF), 05/10/2020 – As medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus, tomadas pelos militares das Forças Armadas em apoio aos órgãos de saúde, continuam por todo o Brasil. O Comando Conjunto Nordeste desinfectou as instalações do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, localizado na Região Metropolitana de Maceió. Utilizando equipamentos de proteção individual apropriados para o manuseio de produtos químicos, cerca de 30 militares do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió, capacitados para desinfecção de locais públicos, fizeram a descontaminação das áreas do aeroporto com maior circulação de pessoas. Um produto à base de cloro e água sanitária foi usado na lavagem e pulverização das instalações, reforçando as ações de prevenção contra o novo coronavírus. Em outra frente de atuação, militares do Comando do 6º Distrito Naval realizaram, no dia 4 de outubro, a descontaminação e higienização das áreas internas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – campus Corumbá. A ação foi cumprida em conjunto com o Exército, que ficou responsável pela segurança do local e equipe médica.

Doação de sangue
Militares do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado participaram de mais uma doação voluntária de sangue no Hemocentro da Paraíba. A atividade tem ocorrido ao longo do ano e faz parte da campanha institucional “Ajudar está no nosso sangue”. A iniciativa tem contribuído para aumentar o estoque de sangue do Hemocentro, assim como atenuar os efeitos da pandemia e estimular a repetição do gesto.

MD_NOTICIAS_20201005_NOT01_F02.jpeg

Descontaminação
Em continuidade às ações de higienização de locais públicos, militares do Comando do 9º Distrito Naval realizaram a descontaminação das salas de internação da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas. A instituição atende à demanda de abastecimento de sangue de todas as unidades de saúde públicas e privadas da capital e grande parte do interior do estado, além de ser referência no tratamento de doenças do sangue e pesquisas em hematologia.

MD_NOTICIAS_20201005_NOT01_F03_1.jpeg

Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Por Tenente Ederson, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: divulgação Forças Armadas

Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite os Flickrs da Operação. (Link1/Link2/Link3)

Saiba mais:
Em ação inédita, veterinários das Forças Armadas atendem animais em aldeias indígenas
Capacitação e desinfecção ampliam prevenção contra a Covid-19
Militares intensificam ações de desinfecção e de doação de sangue

Confira os destaques da semana:

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa