Orzil News
Brasília, April 25, 2024 7:49 AM

Ministério da Cidadania lança capacitação sobre Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Publicado em: 12/07/2019 15:07 | Atualizado em: 12/07/2019 16:07

PESSOA IDOSA

Objetivo é orientar gestores municipais e a sociedade civil sobre formas de elaborar diagnósticos, e planos de ação para atender melhor a população com mais de 60 anos
Foto: Guto Martins

O Ministério da Cidadania vai capacitar representantes dos 414 municípios que já aderiram à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi). O curso a distancia, de 25 horas/aula, apresenta todo o histórico da Estratégia, as bases teóricas e, principalmente, métodos que ajudam na realização do diagnóstico e do plano municipal. Esta é a primeira edição e o objetivo é que outras turmas sejam abertas durante o ano.

De acordo com o diretor de Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania, Leonardo Milhomem, o objetivo é orientar os gestores locais e a sociedade civil na elaboração sobre planos de ação que integrem as políticas para atender ao público acima dos 60 anos de idade. “Muitos municípios têm ações voltadas para as pessoas idosas na área da saúde e da assistência social. A ideia é que possamos avançar em todas essas áreas: na infraestrutura, acessibilidade, educação, participação social e dos direitos. Então, é preciso entender o funcionamento da estratégia, aprender a se planejar e diagnosticar a demanda da população”, afirmou.

Milhomem também ressaltou que o acesso ao material é liberado para toda a população. “Qualquer cidadão, mesmo daqueles municípios que não aderiram à Estratégia, também pode fazer o curso. Os conselheiros estaduais e municipais da pessoa idosa precisam estar preparados para entender e conseguir cobrar, no âmbito local, a adesão ou o avanço na estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, ressaltou o diretor.

Para acessar a capacitação, é necessário se cadastrar no site www.mds.gov.br/ead. O curso deve ser concluído até o dia 31 de agosto. Ao ser aprovado, o participante pode emitir o certificado de conclusão do curso pelo próprio site.

Saiba mais
O objetivo da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é oferecer – nas esferas municipal, estadual e federal – meios para a convivência das pessoas idosas com outras de diferentes idades, a fim de evitar o isolamento social. A proposta também visa adiar a chegada de doenças crônicas, a partir de ações que promovam o bem-estar, reduzir a vulnerabilidade e a desigualdade social e combater o abuso financeiro, psicológico ou físico e a violência.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento – 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

André Luiz Gomes
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

[show_course id=”835,846″]