Orzil News
Brasília, April 25, 2024 7:09 PM

Ministério da Defesa é premiado por desempenho no Programa Agricultura Familiar

Publicado em: 27/03/2018 11:03 | Atualizado em: 09/01/2019 11:01

Ministério da Defesa é premiado por desempenho no Programa Agricultura Familiar

Publicado: Segunda, 26 de Março de 2018, 16h56

A entrega dos prêmios foi feita pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, durante o Simpósio Nacional de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar. De acordo com o ministro Terra, as homenagens promovidas pelo MDS são um reconhecimento do empenho de quem apoia os pequenos produtores e promove uma alimentação saudável. “A integração com as Forças Armadas por meio do Ministério da Defesa, proporciona sustentabilidade ao agricultor familiar e tem um impacto enorme. Cooperativas que eram pequenas e pouco estruturadas agora estão grandes e bem estruturadas, produzindo uma transformação no Brasil inteiro, pois as Forças Armadas estão em todo o País. O Ministério da Defesa está de parabéns”, acrescentou o ministro.

Representando o Secretário de Organização Institucional do Ministério da Defesa, o diretor do Departamento de Administração Interna (DEADI), Adriano Portella de Amorim, recebeu o prêmio em nome do Ministério: “A premiação é o resultado de um esforço coletivo e institucional com as Forças”. Segundo ele, com o amadurecimento e a ampliação que podem ser alcançados com a capilaridade das Forças, as iniciativas tendem a crescer e favorecer também a comunidade da agricultura familiar.

Adriano Portella representou o Ministério da Defesa
Adriano Portella representou o Ministério da Defesa

Premiação e reconhecimento

Além da Administração Central do Ministério da Defesa, foram premiados o Centro de Obtenção da Marinha no Rio de Janeiro (RJ); o 3º Batalhão de Suprimento do Exército (RS); e o Grupamento de Apoio da Aeronáutica (GO).

Na categoria “Inovação” foram destacadas personalidades que se destacaram pelo empenho pessoal e pela a contribuição para implementação das compras institucionais. Foi reconhecido, na oportunidade, o almirante Paulo Martino Zuccaro pela articulação entre o Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte (PROFESP) e o Programa de Aquisição de Alimento da Agricultura Familiar (PAA).

PROFESP e PAA: "parceria que veio para ficar"
PROFESP e PAA: “parceria que veio para ficar”

O almirante afirmou que é uma parceria que deu certo e veio para ficar: “são dois Programas de forte caráter social. Diferentes entre si, mas que possuem uma imensa sinergia”. Ele disse estar gratificado por ter participado da articulação da parceria. “Fica bastante claro que essa combinação de esforços tem um o efeito social multiplicado a partir do momento em que a gente atende a dezenas de milhares de crianças e também a milhares de agricultores que passam a ter clientes assíduos, bons pagadores e dispostos a aumentar ainda mais o seu consumo”, destacou.

Também foram homenageados o comandante Rui Alencar de Andrade, pela condução do projeto piloto de implementação da modalidade junto ao Ministério da Defesa; o brigadeiro Jair Gomes da Costa Santos, da Força Aérea Brasileira; e o general Antônio Manoel de Barros, do Exército Brasileiro.

esta imagem não possui descrição

Além destes, foi dado um destaque especial pela articulação junto às organizações militares participantes do Programa Forças no Esporte, ao comandante José Ferreira de Barros que lembrou a importância do reconhecimento e da ação do Governo Federal para reduzir a desigualdade. “Minha homenagem é um reconhecimento de uma instituição pública pelo trabalho que a gente tem, de alma, para combater a desigualdade do nosso país. Então, vejo este prêmio como um reconhecimento de alguém que trabalha em prol disso e do homem no campo”, disse.

Comandante Barros foi destaque na premiação
Comandante Barros foi destaque na premiação

O Simpósio

O Simpósio Nacional de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar é uma ação promovida pelo Ministério de Desenvolvimento Social, Casa Civil da Presidência da República e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O objetivo foi fortalecer as aquisições de alimentos da agricultura familiar por parte dos órgãos da União, além de apresentar o balanço 2017 e a agenda de 2018 para os gestores públicos de órgãos do Governo Federal, técnicos das áreas de compras e técnicos e representantes de empreendimentos dos agricultores familiares.

Durante o evento, foram realizadas apresentações por militares das Forças. Representando o Ministério da Defesa, Maria Zenádia Rodrigues Brito França, coordenadora de licitação, fez um balanço dos resultados obtido durante o período de 2014 a 2017, que contabilizou 359 itens adquiridos e 35 Cooperativas beneficiadas, alcançando de um recurso aportado no valor de mais de 24 milhões.

Coordenadora de licitação mostrou a evolução na aquisição de itens da Agricultura Familiar
Coordenadora de licitação mostrou a evolução na aquisição de itens da Agricultura Familiar

Maria Zenádia citou o empreendedor Steve Jobs para ressaltar o trabalho de todos: “coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe.”

Por comandante Cleber Ribeiro

Fotos: S1 Cobalchini/MD

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Entendendo a Nova Legislação de Convênios

Completo com foco no Decreto nº 8.943 – 27.12.2016 e Portaria Interministerial nº 424 – 30.12.2016: celebração, execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial – TCE. Inclui a nova Portaria Interministerial nº 451 – 18.12.2017, publicada no DOU de 8 de janeiro de 2018. Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU.

05 e 06 de abril de 2018 / Brasília – DF

Informações Completas+