Orzil News
Brasília, April 25, 2024 3:51 AM

Ministério da Defesa participa de discussão do Plano Nacional de Esporte em Audiência Pública no Senado

  • #ministerio-da-defesa
Publicado em: 23/07/2019 13:07 | Atualizado em: 23/07/2019 13:07

O Plano Nacional de Esporte foi o tema da Audiência Pública realizada no dia 10 de julho pela Subcomissão Permanente sobre Esporte, Educação Física e Formação de Categorias de Base do Senado Federal. A audiência foi presidida pela Senadora Leila Barros (PSB-DF) e contou com a presença do Secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, General Décio Brasil, do representante do Ministério da Defesa, General Jorge Antonio Smicelato, do Presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho e da representante da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Deborah Dias de Souza.

esta imagem não possui descrição

O centro da discussão foram as estratégias para inserir a prática esportiva no ambiente educacional para viabilizar a inclusão social por meio dela e os novos rumos do esporte de rendimento no País.

O Secretário Décio Brasil apresentou o histórico de elaboração do Plano Nacional do Esporte, desde a sua criação, e ressaltou que, agora, os próximos passos serão a consolidação da proposta, a definição da metodologia de monitoramento, o levantamento de custos e de prazos para pesquisas e a submissão ao plenário do Conselho Nacional de Esporte.

“Nossa intenção é aprovar o plano o mais rápido possível, para que tenhamos uma política definida que garanta as devidas dimensões e atuações de cada um dos entes federativos no setor esportivo”, explicou.

O General Smicelato falou sobre a participação do Ministério da Defesa no Plano, fazendo uma explanação sobre os programas desenvolvidos pelo Ministério na área do desporto – o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) e o Programa Forças no Esporte (PROFESP), a importância das parcerias para a viabilização dos mesmos e o que pretende fazer para cumprir as metas estabelecidas no referido Plano.

O General também destacou que entre as expectativas das Forças Armadas em relação ao Plano Nacional do Esporte está a redução das iniciativas dispersas, para que todos os esforços sejam canalizados em prol de um plano de Estado, e o desenvolvimento integral do esporte com a educação.

“Esporte e educação precisam andar juntos. Seguindo este caminho, teremos resultados sensacionais para o futuro do desporto e para o fortalecimento da soberania nacional”, completou o General.

O vice-presidente da Subcomissão, Senador Marcos do Val (Cidadania-ES), esteve presente e fez questão de falar sobre a contribuição das Forças Armadas não só para o esporte, mas para o desenvolvimento da Nação. “ O Exército me formou como cidadão. Só tenho a agradecer por isso e por tudo o que as Forças Armadas estão fazendo pelo País”, disse o Senador.

A Senadora Zenaide Maia (Pros-RN) também participou da Audiência Pública, que foi a segunda sobre o assunto, dentro da proposta da Senadora Leila de discutir o Plano Nacional do Esporte em três etapas, a fim de estender o debate para todos os setores envolvidos.

A Presidente da Comissão, Senadora Leila Barros, encerrou a reunião, destacando a necessidade de discussões como essas para se saber o que cada setor espera do Plano para, desta forma, poder avançar. E lembrou que o esporte tem que ser repensado de forma ampla, como uma ferramenta para o País crescer. “Estamos num momento de transformação e não podemos perder a oportunidade. Que a gente viva novos tempos. É hora de mudanças e o esporte nunca esteve tão bem representado”, finalizou.

Com informações do Departamento do Desporto Militar

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)

Ministério da Defesa

(61) 3312-4071

[show_course id=”825,824″]