Orzil News
Brasília, March 29, 2024 2:47 PM

Ministério da Economia abre nova licitação para o TáxiGov

Publicado em: 16/01/2019 12:01 | Atualizado em: 16/01/2019 15:01

O pregão será dia 24 de janeiro; empresas de transporte por aplicativo e locadoras de veículos também podem participar

Está aberto edital para contratação de serviço ou agenciamento de transporte terrestre, para servidores, empregados e colaboradores da Administração Pública Federal – em deslocamentos a serviço. O pregão será realizado no dia 24 de janeiro e equivale a um montante estimado de R$ 19,6 milhões para execução no período de um ano.

Com essa nova edição do TáxiGov, a expectativa é de que haja maior competitividade em relação aos processos anteriores. Isso porque estão aptas a participar do pregão não apenas as empresas de agenciamento de táxi, mas também as que prestam esse serviço por aplicativo e as locadoras de veículos.

A expectativa do Ministério da Economia é de uma demanda de aproximadamente 6 milhões de quilômetros para atender todos os ministérios, a Presidência da República, além de 62 autarquias e fundações localizadas no Distrito Federal e entorno. A contratação terá como unidade de medida o quilômetro percorrido. Qualquer fornecedor desse tipo de serviço poderá participar da licitação, mesmo que tenha outro padrão de medição de preço (como é o caso da tarifa dinâmica praticada pelas empresas que operam por meio de aplicativo). Contudo, nesse caso, o valor pago ao final de cada mês deverá ser igual ou inferior ao preço do quilômetro rodado contratado.

Isso significa que a empresa vencedora poderá atender os servidores públicos nos mesmos moldes que já atende um cidadão comum. A diferença será no momento do faturamento, em que o Governo Federal calculará a distância percorrida, multiplicada pelo valor do quilômetro contratado.

“O TáxiGov introduziu a utilização de tecnologia da informação e comunicação para obter melhorias na operação e na gestão dos serviços de transporte administrativo. Transparência e efetivo controle do gasto público também foram ganhos relevantes da iniciativa” enfatiza o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert.

TáxiGov

O TáxiGov é um modelo de transporte administrativo que começou a ser implantado em março de 2017, nos órgãos da Administração Federal Direta que estão localizados em Brasília (DF). Até o momento, mais de 15 mil servidores e colaboradores utilizaram o serviço, em quase 300 mil corridas. O TáxiGov gerou uma economia de 60% (R$ 12 milhões) em relação ao modelo anterior, que utilizava carros próprios ou alugados.

A avaliação dos servidores em relação a esse modelo de transporte é de 4,98 (varia de 1 a 5 estrelas). A iniciativa foi uma das vencedoras do 22º Concurso Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na categoria “Processos organizacionais no Poder Executivo Federal”. O prêmio foi entregue em agosto de 2018.

SERVIÇO

  • Contratação de fornecedor para o TáxiGov
  • Edital está aberto
  • Data do pregão: 24 de janeiro
  • Hora: 10h
  • Documentos e mais informações sobre a licitação podem ser obtidos AQUI.

    Elaboração e Análise de Projetos de Convênios
    21 e 22 de março de 2019 / Brasília – DF
    Curso Teórico para convenente e concedente com estudo prático sobre técnicas de elaboração, análise e avaliação de projetos e planos de trabalho de convênios, contratos de repasse, termos de parceria, termos de fomento e termos de colaboração. Inclui demonstração no SICONV.
    Informações Completas+

    A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto