Orzil News
Brasília, April 25, 2024 12:36 PM

Autorizados concursos para o Ministério do Meio Ambiente

Publicado em: 06/09/2021 14:09 | Atualizado em: 06/09/2021 17:09
Medida visa reforçar as ações voltadas à fiscalização ambiental, em especial nas áreas que compreendem a Amazônia Legal

O Ministério da Economia publicou nesta segunda-feira (6/9) autorização para abertura de concurso público para preenchimento de 739 vagas de cargos efetivos distribuídas entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – ambos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente. Com a medida, o governo federal visa reforçar as ações voltadas à fiscalização ambiental, em especial nas áreas que compreendem a Amazônia Legal.

“A contratação desses 739 novos servidores vai ao encontro da determinação do presidente Bolsonaro de fortalecimento dos órgãos de fiscalização ambiental. Com esta ação, reiteramos o compromisso do governo federal em trabalhar de maneira integrada para eliminar o desmatamento ilegal, com a plena e pronta aplicação do nosso Código Florestal”, pontua o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

O impacto anual dessas contratações será de cerca de R$ 72 milhões. Os novos servidores irão atuar em ações relativas ao licenciamento ambiental, ao controle de qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e, principalmente, à fiscalização, monitoramento e controle ambiental.

“O governo do presidente Jair Bolsonaro tem atuado de maneira muito firme para controlar os gastos com pessoal, para que possamos aplicar os recursos necessários em áreas importantes e investir no crescimento e no desenvolvimento do país. Mesmo assim, não estamos descuidando de ações importantes, como é o caso da fiscalização ambiental”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “Com a autorização para essas vagas no Ibama e ICMBio, vamos ampliar a força de trabalho que atua nesses dois órgãos em benefício da Amazônia brasileira”, completa.

Saiba mais sobre o concurso para o Ibama e para o ICMBio.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente 

Autorizados concursos para o Ministério do Meio Ambiente

Ibama e ICMBio receberão um total de 739 novos servidores
Ibama e ICMBio

Os novos servidores irão atuar em ações relativas à fiscalização, monitoramento e controle ambiental, especialmente na Amazônia Legal. – Foto: Divulgação/MMA

O Governo Federal autorizou a abertura de concursos públicos para preenchimento de 739 vagas para cargos efetivos distribuídas entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ambos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A intenção é reforçar as ações voltadas à fiscalização ambiental, em especial nas áreas que compreendem a Amazônia Legal. “Com esta ação, reiteramos o compromisso do Governo Federal em trabalhar de maneira integrada para eliminar o desmatamento ilegal, com a plena e pronta aplicação do nosso Código Florestal”, pontua o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

O impacto anual dessas contratações será de cerca de R$ 72 milhões. Os novos servidores irão atuar em ações relativas ao licenciamento ambiental, ao controle de qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e, principalmente, à fiscalização, monitoramento e controle ambiental, especialmente na Amazônia Legal.

Para saber mais sobre o concurso, clique: Ibama e ICMBio

Com informações do MMA