Orzil News
Brasília, April 25, 2024 6:53 PM

Ministério da Economia debate uso da plataforma BIM na Construção Civil

Publicado em: 11/04/2019 12:04 | Atualizado em: 11/04/2019 13:04
Reunião contou com a participação de representantes de grandes empresas do setor para traçarem estratégias que garantam a conformidade técnica

Nesta quarta-feira (10), o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Caio Megale, coordenou os trabalhos de mais uma “Mesa Executiva”, como são chamados os encontros com representantes do mercado para discutir questões pontuais que afetam setores da economia de forma horizontalizada. Desta vez o encontro foi com empresas e associações da Construção Civil.

Dentre os temas abordados, o setor relatou a necessidade de acompanhamento para avaliar a Não Conformidade ou Conformidade técnica dos produtos utilizados nas obras.

Os representantes da Construção Civil ressaltaram ainda que o BIM – Building Information Modelling – ou, em português, Modelagem da Informação da Construção, pode e deve ser uma ferramenta de grande utilidade para aprimorar as práticas do setor, beneficiando contratantes e toda a cadeia de produção, do projeto de arquitetura à execução da obra.

Megale enfatizou que a modelagem BIM proporciona redução de aditivos contratuais e prorrogações de prazo de conclusão e de entrega das obras. Ele destacou ainda a importância da divulgação e adoção dessa Plataforma pelas empresas do setor.

Com a disseminação do BIM, o governo federal pretende que, até 2028, os custos da construção sejam reduzidos em 9,7% e a produtividade cresça 10%.

Histórico

A Política de Mesas Executivas tem por objetivo criar um canal de comunicação direta entre representantes da iniciativa privada e governo para discutir questões relacionadas à atividade produtividade.

O primeiro encontro foi realizado em março com o segmento de Tecnologia da Informação, na sede da Sepec, em Brasília. No começo de abril, foi a vez dos setores de Varejo e de Franquias se reunirem com representantes do Ministério da Economia, em São Paulo. cursos especiais+

O que é o Building Information Modelling (BIM)?

O BIM é um conjunto de processos e tecnologias que permitem a representação digital das características físicas e funcionais de uma construção e o uso integrado de informações relativas a cada obra, desde a fase de projeto até a execução, chegando também à manutenção predial pós-obra e à demolição.

A modelagem já é utilizada nos Estados Unidos, México, Canadá, Rússia, China, Portugal, França, Chile e Argentina.

Em maio do ano passado, o governo brasileiro lançou a Estratégia BIM BR. A iniciativa, coordenada pela pelo Ministério da Economia e que conta com a participação da Casa Civil, Secretaria de Governo da Presidência da República e pelos ministérios da Infraestrutura, Defesa, Saúde e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Desenvolvimento Regional, busca promover a modernização e a transformação digital do setor da construção.

Acesse a Plataforma BIM BR e saiba mais.

[show_course id=”791, 821″]