Orzil News
Brasília, April 24, 2024 4:28 PM

Ministério da Economia e Senai lançam programa de aprendizagem 4.0 para formar futura mão de obra da indústria

Publicado em: 16/09/2020 10:09 | Atualizado em: 16/09/2020 20:09

A iniciativa busca tornar a formação do jovem aprendiz mais digital e inovadora e contribuir para sua empregabilidade

A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Produtividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), lançou nesta terça-feira (15/9) o programa Aprendizagem 4.0 –, iniciativa inovadora que busca a oferta de aprendizagem em um formato mais digital e ágil, reunindo competências técnicas requeridas pela Indústria 4.0, além de competências socioemocionais, fundamentais para o mundo do trabalho atual.

Voltado para jovens de 14 a 24 anos, o programa combina as modalidades de educação a distância (EaD) e presencial. Inicialmente, abrangerá duas áreas tecnológicas: Metalmecânica e Tecnologia da Informação – qualificações consideradas transversais, com atuação em diversas áreas de indústria.

Com o conhecimento adquirido, o jovem poderá aproveitar a carga horária para dar continuidade aos seus estudos no Senai e seguir carreira técnica ou de nível superior.

“A participação em cursos de Aprendizagem Industrial do Senai é o primeiro passo para jovens e adolescentes terem acesso ao primeiro emprego”, explica Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai. “Com este programa, vamos poder entregar para a indústria um aprendiz que agregará mais valor à sua equipe e que estará atualizado às tendências da Indústria 4.0, que poderá concorrer a vagas na empresa”, afirma Lucchesi.

Na área de Metalmecânica, o aprendiz terá acesso às principais inovações tecnológicas dos processos de manufatura avançada, podendo depois seguir sua formação, por exemplo, no curso para técnico em Mecânica.

Já no curso da área de Tecnologia da Informação, o aprendiz será capacitado a programar, codificar e testar sistemas com uso de inteligência artificial, desenvolvendo competências de integração, automação e conectividade. No futuro, poderá se tornar técnico em Internet das Coisas (IoT), entre outras profissões.

“A transformação digital da economia brasileira exige que tenhamos modelos mais atuais e inovadores de formação dos nossos jovens, com conteúdos e metodologias adequadas para o desenvolvimento das competências e habilidades que as empresas buscam nos trabalhadores atualmente”, afirma o secretário de Políticas Públicas para o Emprego do Ministério da Economia, Fernando de Holanda,.

Indústrias parceiras do Senai que já haviam manifestado interesse neste novo formato de aprendizagem entrarão no programa- piloto com a oferta de 280 vagas. A expectativa é de que outras empresas também venham a aderir à iniciativa, chegando a pelo menos mil vagas para aprendizes até o final deste ano.

Empregabilidade na aprendizagem

Durante os cursos, o aprendiz será acompanhado por um instrutor que assumirá a função de mentor, contextualizando para o mundo do trabalho o que o aluno aprende no curso. Para a experiência profissional, os estudantes assinam um contrato especial de até dois anos, com carteira assinada.

Dados de 2020 revelam que 6 a cada 10 ex-alunos dos cursos de Aprendizagem estavam empregados um ano após a conclusão da capacitação no Senai. Essa é a taxa de inserção dos egressos da aprendizagem no mercado de trabalho. Já a taxa de incremento de renda deste público foi de 80,7%.

Para o aprendiz

Se o jovem tiver entre 14 e 24 anos e quiser estar mais preparado para concorrer a vagas na indústria, pode participar do programa e desenvolver habilidades consideradas essenciais pelas empresas, independentemente da área de atuação.

Basta acessar a plataforma de empregos do Senai – conhecida como Contrate-me – e se cadastrar. Depois disso, há a etapa da entrevista online para falar sobre seus gostos e aptidões; sonhos e expectativas; o que pensa sobre sociedade e cidadania; o que faz como lazer e saúde; e como são as relações de amizade e de família. Todas essas informações serão utilizadas para identificar características socioemocionais de candidatos a vagas oferecidas por empresários que pretendem contratar aprendizes neste novo formato oferecido pelo Senai.

Para as empresas

O empresário que se interessar em transformar o aprendiz na futura mão de obra de sua empresa terá, no futuro, um profissional preparado para a indústria digitalizada e com as características exigidas – maturidade, trabalho em equipe, resolução de problemas e proatividade. Além da carga horária do curso, serão oferecidas mais 120 horas específicas para o desenvolvimento de competências da Indústria 4.0.

Para saber como sua empresa pode participar do Programa Senai de Aprendizagem 4.0, basta entrar em contato com o Senai mais próximo.

Mais informações: https://www.mundosenai.com.br/aprendizagem40/

*Com informações do Senai

PRT Presencial

Atenta ao cenário global de medidas de prevenção contra a COVID19, a Orzil elaborou o presente Plano de Retorno aos Treinamentos Presenciais – PRT, com muito cuidado, responsabilidade e segurança, baseando-se nas orientações das instituições oficiais de saúde e em práticas das empresas privadas nacionais e internacionais.

A retomada dos cursos presenciais da Orzil está prevista para dezembro de 2020 e as medidas do Plano deverão ser observadas com atenção para a segurança dos alunos, dos professores e da equipe Orzil.

  1. Quantidade Participantes

O distanciamento entre os participantes será praticado com a redução do número de alunos previsto por evento em aproximadamente 50% da capacidade do Auditório Executivo, conforme demonstrado no layout .

Assim, o quantitativo de alunos por curso será de no máximo 13 participantes.

Devido à redução números de alunos, as inscrições não serão pré-reservadas. A confirmação efetiva de participação se dará mediante envio do comprovante firme (nota de empenho, autorização de fornecimento, depósito bancário etc).

  1. Auditório

Nosso Auditório Executivo foi escolhido e projetado para as atividades do PRT. Três áreas de ventilação natural estarão abertas para melhor circulação do ar.

A higienização no local será intensificada e em cada mesa haverá dois tipos de álcool 70% (gel e líquido), bem como máscaras de proteção extra para troca da já utilizada pelo participante.

O aluno deverá usar máscara durante toda a realização do treinamento.

  1. Prevenção

A higienização pessoal será realizada a cada início das aulas e no intervalo do almoço. Além do álcool e da máscara, será disponibilizada  Sapatilha Pró Pé para utilização no ambiente de treinamento.

Tapetes Sanitizante Higienizadores estarão disponíveis em cada entrada das salas da Orzil.

A temperatura dos participantes será diariamente aferida.

  1. Alimentação

Alimentação diferenciada promovida pela Orzil será mantida: dois “coffee breaks” por dia à base de produtos naturais e almoço executivo todos os dias.

A alimentação do “coffee break” será na sala OrzilCoffee e será oferecida em kits descartáveis para consumo individual.

Aluno Orzil terá a opção de almoçar no Restaurante Executivo parceiro da Orzil ou de realizar seu pedido Delivery, em embalagem individual, para consumo em nossa Sala.

  1. Material de Apoio

Nossas apostilas, certificados, formulário de pesquisa de satisfação e materiais complementares serão disponibilizadas conforme padrão Orzil, ou seja, na forma digital e cada aluno terá computador individual para acompanhamento do treinamento.

O Kit Orzil e nossa garrafinha também seguirá o padrão de higienização para utilização imediata dos alunos.

  1. Estacionamento

Para maior agilidade e segurança, manteremos disponível Estacionamento Privativo com área coberta e arejada a todos os alunos Orzil.

  1. Cursos Programados 

– Captação de Recursos de Convênios, 1 e 2 de dezembro de 2020 (16h)
– Projetos e Plano de Trabalho de Convênios – Elaboração e Análise, 3 e 4 de dezembro de 2020 (16h)
– Plataforma +BRASIL Ciclo Completo (celebração, execução, fiscalização e prestação de contas), 7 a 11 de dezembro de 2020 (40h)
– Emendas Parlamentares e o novo Módulo das Transferências Especiais – PI nº 252/2020, 14 e 15 de dezembro de 2020 (16h)
– Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 16 a 18 de dezembro de 2020 (24h)
– Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CT&I, 21 a 23 de dezembro de 2020 (20h)

  1. Informações Finais

As medidas adotadas pelo Grupo Orzil visam maior proteção e comodidade de nossos alunos, professores e colaboradores para que possamos dar continuidade às capacitações com objetivo comum de todos nós: contribuir para o crescimento profissional dos alunos, melhor desempenho das organizações e para o desenvolvimento sócio-econômico do País.