Orzil News
Brasília, March 28, 2024 9:12 PM

Ministério da Economia oferece capacitação sobre rotulagem ambiental

Publicado em: 01/09/2021 19:09
Desenvolvido em parceria com a Enap, o curso apresenta a rotulagem ambiental tipo I (Selo Verde): sustentabilidade e competitividade para produtos e serviços brasileiros

ASecretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) – por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (SDIC)  promoverá curso de capacitação sobre Rotulagem Ambiental Tipo I (Selo Verde): Sustentabilidade e Competitividade para produtos e serviços brasileiros, na modalidade Ensino a Distância (EAD). O curso é gratuito e as inscrições estão abertas para o público em geral.

A atividade visa contribuir efetivamente para uma maior conscientização dos representantes da indústria, do comércio e dos serviços do país, além da população em geral, sobre a necessidade de se fortalecer o desenvolvimento nacional nas dimensões econômica, social e ambiental, por meio da mudança dos padrões de produção e de consumo vigentes para modelos mais responsáveis.

Desenvolvido em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o curso apresenta a rotulagem ambiental tipo I (Selo Verde), destacando os principais conceitos, seus tipos e programas, as vantagens socioeconômicas e ambientais e as oportunidades de negócios envolvidos. A capacitação, que possui carga-horária de 30 horas, estará disponível na plataforma de ensino a distância da Enap  na Escola Virtual do Governo Federal  até julho de 2022. Após a inscrição, o participante terá 30 dias para concluir o curso. Ao final, será fornecido certificado de conclusão.

O curso é composto por quatro módulos que contextualizam a rotulagem ambiental tipo I no Brasil e no mundo, e apresenta seus principais conceitos, usos, importância e estudos de casos de empresas brasileiras e internacionais que adotaram esse tipo de rotulagem.

Além da versão em português, o curso também será oferecido em espanhol e em inglês para atender aos países do Mercosul, demais países da América Latina, Caribe e América do Norte.

Selo Verde

O Selo Verde é uma ferramenta de mercado que contribui de forma efetiva para evidenciar o desempenho ambiental das cadeias produtivas e promover mudança dos padrões de produção e de consumo.

fonte ME