Orzil News
Brasília, April 19, 2024 6:15 PM

Ministério divulga dicas sobre home office

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #orzil
  • #convenios-publicos
  • #orzilnews
  • #convenios-federais
  • #home-office
Publicado em: 02/04/2020 16:04

OMinistério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou, nesta quinta-feira (2), uma série de orientações para os trabalhadores que estão exercendo suas funções em home office, ou seja, trabalhando de casa.

A iniciativa, da Secretaria Nacional da Família (SNF), tem o objetivo de contribuir com a efetividade e o equilíbrio entre trabalho, família e atividades domésticas.

Entre as dicas, o material indica que o trabalhador defina um um local de trabalho específico e silencioso, bem iluminado e ventilado, e com acesso aos recursos tecnológicos necessários ao desempenho de sua atividade profissional.

Se não houver um horário de trabalho previamente acordado com a chefia, o indicado é planejar seu horário de trabalho. Além de evitar distrações e interrupções desnecessárias, a SNF também aconselha que sejam definidos e respeitados os momentos de pausa e de intervalo.

Sobre a tentação de trabalhar de pijama, a recomendação é que o trabalhador se vista para o trabalho, optando por roupas confortáveis e que o possibilitem participar de videoconferências ou atender a um chamado de emergência, caso necessário. Cuidar da postura também é fundamental.

Trabalhar em casa também pode dar um pouco mais de sono. Para ter mais disposição, o material indica que se mantenha hábitos saudáveis de alimentação, hidratação, sono e prática de exercícios físicos.

É importante estabelecer rotinas de trabalho, prezando pelo cumprimento das metas e dos prazos pactuados, além de manter uma comunicação de qualidade com seus chefes e colegas, utilizando as ferramentas convencionadas entre a equipe.

Na organização familiar, comunique aos demais membros da casa seu horário de trabalho e separe tempo com o cônjuge e os filhos. Todos precisam de rotina, afinal, a quarentena ou o isolamento social não é um período de férias.