Orzil News
Brasília, April 24, 2024 11:09 PM

Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) lança novo Planejamento Estratégico

Publicado em: 23/12/2021 22:12 | Atualizado em: 23/12/2021 22:12
Documento destaca objetivos, indicadores, metas, programas e iniciativas a serem realizadas pela Pasta até 2023
Banner_mapa_estrategico_v214.png
Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) lançou seu novo Planejamento Estratégico Institucional (PEI), que traz objetivos, indicadores, metas, programas e iniciativas a serem realizadas pela Pasta até 2023. A apresentação ocorreu durante o evento “Café com Gestão de Pessoas: Edição Especial”, no qual foi feito um balanço das ações do MDR em 2021 pelo secretário-executivo, Daniel Ferreira, e pelo secretário de Coordenação Estrutural e Gestão Corporativa, Helder Melillo.
Durante o evento o secretário-executivo, Daniel Ferreira, destacou a importância das políticas do Ministério, especialmente pelos seus efeitos na recuperação econômica do país, além dos benéficos para a redução das desigualdades regionais.
Helder Melillo ressaltou a importância da implantação de um modelo efetivo de planejamento e gestão estratégica, com monitoramentos contínuos dos resultados e da adoção das melhores práticas de governança, tendo o Índice de Governança e Gestão (iGG), do Tribunal de Contas da União, como balizador fundamental dos trabalhos.
Para a diretora de Gestão Estratégica e Coordenação Estrutural do MDR, Gláucia Maia de Oliveira, o modelo de excelência em planejamento e gestão estratégica será um importante legado para o MDR, que viabilizará a efetivação de resultados pelo fortalecimento de uma gestão compromissada, contínua e integrada das iniciativas do Ministério.
De acordo com o coordenador-geral de Planejamento e Gestão Estratégica, Hugo Torres do Val, o documento traz diversos avanços, como adoção de abordagem de políticas públicas e programas, orientação para a solução de problemas e alcance de desafios fundamentais, participação das entidades vinculadas nos debates sobre o planejamento das políticas do MDR e engajamento da estrutura de governança do Ministério (Comitê Interno de Governança – Cigov).
Segundo Hugo do Val, os esforços relacionados ao novo PEI buscam efetivar a implantação de uma cultura de gestão estratégica no Ministério. Nesse sentido, ele destaca a importância do uso do Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (Sisplan), desenvolvido no MDR, e do Portal da Estratégia, site da intranet que funcionará como hub de compartilhamento de documentos, informações, guias e cursos sobre gestão estratégica.
Na apresentação do PEI,  foram destacados os principais documentos aprovados em dezembro pelo Cigov: o Sumário Executivo do PEI, que explica a metodologia do Planejamento e seus principais produtos, e os Cadernos Estratégicos, que detalham, dentro de cada política pública do MDR, quais são os indicadores estratégicos e metas para o alcance dos objetivos estratégicos e quais programas e iniciativas que viabilizarão a geração dos resultados desejados.
 Saiba mais sobre o Planejamento Estratégico do MDR aqui.
fonte MDR