Orzil News
Brasília, March 28, 2024 10:01 PM

Ministério do Esporte lança novo formato de Código de Conduta Ética

Publicado em: 06/09/2018 16:09 | Atualizado em: 06/09/2018 16:09

Ministério do Esporte lança novo formato de Código de Conduta Ética

O Ministério do Esporte lançou, nesta quarta-feira (05.09), o novo formato do Código de Conduta Ética da pasta. As orientações são voltadas para todos os agentes públicos que prestam serviços ao órgão, seja de forma permanente ou temporária. Com leitura direta e leve, a nova versão do documento está disponível no site do Ministério do Esporte para difundir os valores da ética, da transparência e da integridade.

O Código de Conduta Ética trata de princípios e de valores, do relacionamento com o público, do convívio no ambiente de trabalho, da execução das atividades, da conduta na participação em eventos externos, da conduta no uso da autoridade do cargo e da função, do conflito de interesses, do sigilo da informação, participação em redes sociais e na conduta do recebimento de presentes e outros benefícios.

Na busca por uma ética coletiva, o código deixa claro, por exemplo, como os servidores devem se comportar no exercício de suas atividades, dentro e fora do ministério. As condutas particulares também estão incluídas, já que, mesmo fora da rotina de trabalho, os profissionais são identificados com servidores do governo federal.

Com a participação de servidores, terceirizados e estagiários, o lançamento foi feito no auditório do Ministério do Esporte, em Brasília. A cerimônia contou com a presença do ministro do Esporte, Leandro Cruz, do secretário executivo do Ministério do Esporte, Fernando Avelino, do secretário executivo adjunto da pasta, Homero Lima, do presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Luiz Navarro, do chefe da Assessoria Especial de Controle Interno, Wagner Alessander Ferreira, secretária Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Denise Gusmão, e do secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, André Argôlo.

Ministro Leandro Cruz (D). Foto: Ministério do Esporte/MEMinistro Leandro Cruz (D). Foto: Ministério do Esporte/ME

Para o ministro Leandro Cruz, o trabalho apresentado é fruto do esforço que a pasta tem feito na questão da transparência, da ética e do bem conduzir os recursos públicos. “A questão da transparência e da ética é um pilar central da nossa administração, que a gente vem dedicando com muito cuidado. Precisamos ter o empenho e a dedicação de cada servidor nesta área, pois é uma questão central que tem demandado boa parte do campo da administração do ministério atualmente”, disse.

A ética, a transparência e a integridade fazem parte da boa gestão pública. Segundo Fernando Avelino, o Ministério do Esporte está fazendo a sua contribuição no caminho de trabalhar todas as questões em conjunto. “O mundo está olhando a administração de forma diferente hoje. Todas as empresas públicas e privadas precisam ter controle de processos. A ética, a transparência e a integridade também fazem parte também dessa gestão. E esses processos têm que ser trabalhados em conjunto, pois não são questões isoladas”, explicou.

» Veja mais fotos do lançamento do novo formato do Código de Conduta Ética do Ministério do Esporte

Breno Barros – Ministério do Esporte