Orzil News
Brasília, March 29, 2024 7:50 AM

Ministério do Meio Ambiente lança sistema digital para parques urbanos

Publicado em: 22/09/2020 09:09 | Atualizado em: 22/09/2020 09:09

Aplicativo marca instituição do Programa Cidades+Verdes com ação concreta

Crédito: ArquivoAscom
Ministério do Meio Ambiente lança sistema digital para parques urbanos

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) instituiu nesta segunda-feira (21/9) o Programa Nacional para Áreas Verdes Urbanas Cidades+Verdes, voltado à gestão, ampliação, manutenção e recuperação de áreas verdes nas cidades. No dia do lançamento, o Programa faz sua primeira entrega concreta: o Cadastro Ambiental Urbano (CAU).
100% digital, o CAU é um aplicativo que inclui a ficha completa de cada área verde urbana cadastrada, a possibilidade de avaliação delas pelos usuários e a função alerta, que permite ao cidadão enviar um aviso para a gestão municipal buscar melhorias e soluções para eventuais problemas encontrados em áreas verdes da sua cidade.
No módulo gestor, esses alertas chegam em tempo real, permitindo aos gestores municipais agir de maneira mais ágil e efetiva para a manutenção das áreas verdes do município. Além disso, o módulo vem com ferramenta intuitiva para delimitar os espaços verdes do município, categorizá-los como praças, parques, hortas urbanas etc., e ainda listar as estruturas e serviços de cada área, como ciclovias, quadras esportivas, banheiros, estacionamento, iluminação e mais. Todas essas informações vão para uma base de dados gerida pelo MMA e ficam à disposição dos cidadãos.
Para o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o lançamento representa um avanço para a Agenda Ambiental Urbana. “85% dos brasileiros vivem nas cidades, e a maior parte não tem acesso a praças e parques limpos, em ordem, para passear com a família ou praticar uma atividade física ao ar livre. O Brasil precisa revitalizar suas praças e parques urbanos para que eles possam voltar a ser fonte de saúde e bem-estar para o cidadão comum. O programa Cidades+Verdes, já com o Cadastro Ambiental Urbano, vem resgatar justamente isso.”

Programa Cidades+Verdes

O programa Cidades+Verdes é o terceiro eixo instituído pela Agenda Ambiental Urbana, que ainda contempla o programa Lixão Zero, o plano de Combate ao Lixo no Mar e as áreas de saneamento, qualidade do ar e áreas contaminadas. Além do CAU, o Cidades+Verdes traz também uma visão geral da situação brasileira e aponta os benefícios ambientais e econômicos que as áreas verdes urbanas podem trazer para todos os brasileiros, da prevenção das enchentes à regulação dos microclimas, passando pela valorização da biodiversidade e das paisagens urbanas.
Acesse aqui o Portal CAU.